Rabanadas vegan

Uma das últimas receitas do ano de 2020: rabanadas vegan! Perfeitas para esta altura festiva (:
 

Rabanadas vegan com abóbora

Em primeiro lugar, aviso que esta receita das rabanadas é z-e-r-o tradicional! Não leva ovos, leite, açúcar branco e também não é frita…mas garanto que estas rabanadas vegan ficam deliciosa! (:

Esta versão desta sobremesa festiva típica leva um pouco de abóbora, que vai ajudar a dar humidade, aroma e um sabor naturalmente doce às rabanadas.
 

Cozinhar abóbora no micro-ondas

O primeiro passo desta receita é de cozinhar a abóbora no micro-ondas. Tenho utilizado imenso esta técnica quando preciso de um pouco de abóbora cozinhada para panquecas, bolo ou, como neste caso, rabanadas vegans!

É uma maneira muito prática e rápida para cozinhar abóbora (e outros legumes), sem que eles retenham água (como acontece ao cozer). A abóbora perde grande parte da humidade e o seu sabor fica mais concentrado, o que é perfeito para receitas doces.

Se tem dúvidas sobre a segurança dos micro-ondas, vejam este post.
 

Aquele toque de citrinos!

Quem acompanha o meu trabalho há alguém tempo ou mesmo esteve num workshop presencial meu, sabe que adoro usar raspas de citrinos nas receitas! Aqui no blog já usei nas Melhores trufas de cacau, nas Panquecas de limão & chia, Pães de passas, laranja & canela e muitas outras receitas.

A verdade é que a raspa é a parte mais aromática da fruta, e também onde estão bastantes nutrientes. Normalmente é a parte que vai para o lixo, mas pode ser utilizada em infusões ou receitas! Dá um toque mais fresco, o que é perfeito em doces.

Rabanadas vegan

Rabanadas vegan

Rabanadas vegan

 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Lanche, sobremesa
Cozinha: Vegano
Porções: 8 rabanadas
Ingredientes
  • 150gr de abóbora crua, em cubos pequenos (sem a casca)
  • 170gr de leite vegetal (usei de soja)
  • 1 colher de sopa (cheia) de geleia de arroz (ou outro adoçante líquido de cor calar)
  • 1 colher de sopa (cheia) de amido de milho
  • 1 colheres de sopa de açúcar de coco
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • Raspa de ½ mandarina/tangerina ou ½ de laranja (opcional)
  • 8 fatias de baguete dura (ou outro tipo de pão semelhante)
  • Óleo de coco q.b.
Instruções
  1. Comece por cozinhar a abóbora no micro-ondas *. Para isso, coloque os cubos de abóbora num prato e leve-os ao micro-ondas na potência máxima, durante 5 minutos. Verifique se estão cozinhados e retire.
  2. Coloque numa liquidificadora (ou copo de varinha mágica) a abóbora cozinhada, o leite vegetal, a geleia de arroz, o amido de milho e a raspa de mandarina/laranja (opcional). Processe tudo até ficar sem pedaços.
  3. Disponha as fatias de pão numa travessa e regue-as com o molho. Vire as fatias, garantindo que ficam bem demolhadas de ambos os lados.
  4. Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo de coco (lume médio-baixo). Coloque as fatias embebidas e cozinhe durante cerca de 4 minutos de cada lado, até ficarem douradas.
  5. Enquanto isso, misture o açúcar de coco com a canela. Quando as rabanadas estiverem cozinhadas, polvilhe-as com essa mistura. Então prontas!
Notas
* Este método de cozinhar abóbora é extremamente prático e rápido. Vai retirar muita humidade da abóbora, o que é perfeito para esta e muitas outras receitas. Em alternativa, pode cozer a abóbora a vapor durante cerca de 10 minutos, esmagando-a depois disso (para retirar o excesso de água). Evite cozer a abóbora em água, pois irá perder sabor e reter demasiada humidade.

Estas rabanadas ficam melhores acabadas de fazer. Como não levam ovo e são cozinhadas com pouca gordura, no dia a seguir ficam mais húmidas o moles. Aconselho a deixar sem açúcar e canela e aquecê-las na frigideira ou torradeira, e polvilhar depois.

Faça pin no Pinterest:

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: