Castanhas em 4 minutos

Mais uma receita de Outono: castanhas em 4 minutos! Desta vez, dei um twist nesta receita tão clássica, graças à qual as castanhas ficam prontas muito rapidamente.

 

Preparar castanhas

Confesso que adoro castanhas no forno, bem estaladiças e húmidas ao mesmo tempo. Mas, pelo menos eu, não acho muito viável ter o forno ligado uns 40 minutos, para preparar quantidades pequenas de comida…A verdade é que o gasta energético do forno é altíssimo e, por isso, sempre que o ligo aproveito para preparar vários alimentos ao mesmo tempo.

Ainda assim, com a chegada do frio, muitas vezes apetece umas belas castanhas quentes no momento, certo? Quando vi este post da Cláudia Cunha sobre castanhas no micro-ondas, fiquei fascinada e tinha de experimentar. Depois de alguns testes e ajustes, fiquei rendida à esta técnica!

 

Cozinhar castanhas no micro-ondas

 Assim, preparar este alimento da época no micro-ondas é extremamente fácil e rápido! As castanhas cozinham muito bem no micro-ondas, desde que sejam feitos 2 passos muito simples, mas cruciais:

 

  • Respingar as castanhas com um pouco de água
  • Colocar no prato uma tigela/copo com água, que também vai ao micro-ondas

Este recipiente com água vai permitir criar um ambiente húmido no micro-ondas, que vai ajudar as castanhas a cozinharem, sem ficarem demasiado secos.

 

Mas o micro-ondas não é prejudicial?

Em relação ao micro-ondas, sei que muitas vezes é considerado o “demónio da cozinha”. Vejam este artigo que talvez vos faça mudar de ideias! A verdade é que o micro-ondas não é nenhum vilão e pode ser então a solução para algumas receitas para quem não tem forno. Deixo esta citação do post do Sérgio Veloso, que mencionei em cima:

“Um dos motivos advém da forma “não natural” de aquecer a comida através de radiação. A palavra “radiação” pode assustar, mas a verdade é que estamos constantemente a ser irradiados com frequências superiores no espectro electromagnético – a luz solar. A radiação microondas é não-ionizante e de baixa energia. O aquecimento dos alimentos é conseguido pelo aumento da energia das moléculas de água, presentes em todos os alimentos, cuja vibração dissipa calor e cozinha-os de “dentro para fora”.

 

Castanhas

Castanhas


Castanhas em 4 minutos
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Porções: 2-3 doses
Ingredientes
  • 10-20 castanhas de tamanho uniforme
  • Sal grosso a gosto
  • Água q.b.
Instruções
  1. Faça cortes na pele das castanhas, na horizontal (veja no vídeo acima). É importante que as mesmas sejam do tamanho uniforme, para o tempo de cozedura ser o mesmo.
  2. Disponha as castanhas num prato raso e salpique-as com sal grosso marinho.
  3. De seguida, coloque no mesmo prato um copo ou tigela com água.
  4. Respingue as castanhas com algumas gotas da água.
  5. Leve as castanhas a cozinhar ao micro-ondas na potência máxima, durante 4 minutos.
  6. Passado esse tempo abra e verifique se as castanhas já estão abertas. Se ainda não estiverem, respingue com mais um pouco de água e deixe cozinhar durante mais 1 minuto (o tempo vai depender da potência do micro-ondas e do tamanho da fruta).
  7. Estão prontas!

Faça pin no Pinterest:

Castanhas Pinterest

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: