Dicas da Oksi

Dicas para um estilo de vida saudável

Sobre Mim

sobre mim

Chamo-me Oksana, mas todos me tratam por Oksi (e eu adoro!). Tenho 25 anos, sou coach de saúde e dedico-me full time a projetos como workshops, showcooking, consultoria e produção de conteúdos. Sou uma apaixonada por aprender e partilhar tudo sobre um estilo de vida saudável. Amo alimentação e fotografia e, quando não estou a trabalhar, adoro explorar a natureza e viajar. Continue a ler se quer saber mais sobre a minha história pessoal e profissional!

A minha história pessoal

Como já deve ter suspeitado pelo nome, sou natural da Ucrânia. Vim morar para Portugal quando tinha 12 anos, para os Açores. Fui uma criança muito tímida e o meu maior pesadelo eram as apresentações de trabalhos! Ao terminar o secundário, estava na altura de decidir que caminho seguir na universidade. Confesso que nunca soube o que queria exatamente fazer a nível profissional, mas tinha uma certeza: queria de alguma maneira ajudar as pessoas!

Por outro lado, sempre tive uma “veia artística”. O meu primeiro “negócio”, com uns 13 anos, era vender bijuterias feitas por mim, sendo que era uma coisa que amava fazer desde pequena. Para além disso, gostava de pintar, mas não tinha jeito (nem paciência) suficientes para tal arte… juntando ao fato das taxas de desemprego entre artistas e criadores serem altas, rapidamente abandonei essa hipótese.

Depois de algumas (muitas) pesquisas na internet encontrei então a área que queria seguir: psicologia clínica. Ia-me permitir satisfazer a minha única certeza, de ajudar as pessoas. Assim, em 2012, mudei-me para o Porto para estudar (e para ter mais liberdade em geral, let’s be honest!). Com esta mudança, passei a ter a total (ou quase, vá) liberdade e, ao mesmo tempo, responsabilidade sobre todas as minhas escolhas. Isto incluía também a alimentação. Já tinha bons hábitos alimentares que me foram transmitidos pelos meus pais, estando habituada a uma alimentação com muita fruta, legumes e diferentes cereais.

Graças a estes hábitos, não foi problema para mim passar a preparar todas as minhas refeições. A verdade é que cozinhar permite um contacto muito próximo com os alimentos e através deste contacto fui percebendo que não me sentia confortável com algumas das minhas escolhas alimentares da altura. Muito gradualmente, fui reduzido o consumo de carne de todos os tipos, porque simplesmente não tinha vontade de a comprar, preparar e comer. Não tinha como objetivo ser vegetariana ou vegan, aliás, dizia sempre “nunca na vida vou ser vegetariana!”. Deu no que deu, por isso, agora nunca digo nunca!

A minha passagem para uma alimentação 100% vegetal foi muito gradual e não planeada. Ouvi o meu corpo, estudei e percebi que era na natureza que encontrava todos os nutrientes e saúde!
Passei a ler imensa informação sobre este tipo de alimentação e estilo de vida e percebi que os benefícios a nível de saúde, sustentabilidade e éticos eram imensos. Entre aulas e afazeres da faculdade, passava imenso tempo a ler sobre nutrição e alimentação. Parece que comecei a descobrir um mundo novo…no qual a esmagadora maioria das pesquisas e artigos relatavam que a alimentação de base vegetal ficava sempre “a ganhar” em relação à tradicional. Percebi que é na natureza que encontramos todos os remédios, nutrientes e energia de que precisamos.

Com esta mudança alimentar, fui criando imensas receitas novas. Fiz a transição enquanto estudante e não deixei limitar a minha criatividade pelas condições físicas de uma cozinha de residência universitária (e também pelo orçamento disponível!). Ao partilhar as fotografias das minhas refeições coloridas com a família e os amigos, fui recebendo muitos pedidos de receitas. Por isso, decidi então criar um blog de receitas vegetarianas, para além do curso superior que estava a tirar, voluntariado e trabalhos em part-time que ia fazendo.

Foi assim que, em Julho de 2015, surgiu o Dicas da Oksi. O blog era a junção perfeita de várias paixões minhas: culinária, fotografia, estilo de vida saudável e comunicação. Atualmente dedico-me a full-time ao meu projeto e a todos os trabalhos relacionados com ele. Continue a ler para saber como isso aconteceu!

O meu percurso profissional

Em resumo:

2012 – 2017 – Mestrado em Psicologia Clínica na Universidade do Porto, tendo acabado o curso em 2017

2018 – 2019 – Curso de Health Coach no Institute for Integrative Nutrition

2016 – 2020:

 

  • +98 Workshops de culinária vegetariana saudável organizados e lecionados
  • 21 Showcooking em parceria com entidades como El Corte Inglés, deBorla, Revista Saber Viver
  • 6 Palestras / talks
  • 2 consultorias de ementa

o percurso completo

Em 2012 tirei então o Mestrado em Psicologia Clínica na Universidade do Porto, tendo terminado o curso em 2017.  paralelamente ao curso, dedicava-me ao meu projeto pessoal dedicado à alimentação saudável.  Em Julho de 2016, recebi o primeiro convite para dinamizar um Workshop de culinária vegetariana e percebi que era algo que amava fazer, apesar de sempre ter dito muitas dificuldades para falar em público. Aí, senti-me logo no meu elemento. Passei então a organizar e a dinamizar os meus próprios workshops e, até final de 2017, conciliei estes eventos, showcookings, alguns outros trabalhos esporádicos e o mestrado, com a tese e o estágio curricular. Parecia que tinha uma vida dupla, dividida entre a psicologia e a alimentação! E isso fazia cada vez menos sentido para mim…até porque eu sabia que os dois estavam mais relacionados do que se pode achar.

Quando acabei o mestrado com especialização em psicologia clínica em Outubro de 2017, tomei uma grande decisão: a de dedicar-me a full-time ao meu projeto, até encontrar estágio para a ordem dos psicólogos. A realidade dos estágios em psicologia não era muito favorável e confesso que, a medida que o tempo foi passado e fui tendo mais trabalho relacionado com o projeto, acabei por deixar de lado a ideia. Percebi que não precisava de trabalhar num consultório e de vestir um blazer para ajudar as pessoas…eu já o estava a fazer!

A minha formação base em psicologia clínica e o curso de Health Coach pelo Institute of Integrative Nutrition of New York deram-me ferramentas para compreender a saúde como um todo holístico.

Para aprender mais e para unir um pouco a ponte entre as duas áreas, em 2018 tirei o curso de Health Coach, pelo Institute of Integrative Nutrition of New York. Aprendi sobre alimentação, digestão, stress, sono e, confirmei mais uma vez, que a saúde é um todo holístico.

Desde então, tenho-me dedicado à realização de workshops, showcooking, consultoria, e produção de conteúdos no âmbito da alimentação e hábitos saudáveis. Desde 2016, organizei e realizei mais de 90 workshops de culinária, todos com uma ementa 100% vegetal e mais saudável. Para além dos eventos, dedico grande parte do meu tempo à produção de conteúdos digitais como receitas e artigos.

Em tudo o que faço, tento inspirar os outros a ter um estilo de vida mais saudável e sustentável. Acredito que todas as ações fazem a diferença e que o feito é melhor que o perfeito. Espero plantar em si a vontade de cuidar melhor do seu corpo, mente e da casa de todos nós – a natureza.

Oksi