Sobre mim

Poderia começar a dizer os meus dados pessoais, mas sinceramente acho que não seja o mais importante sobre mim. Acima de tudo, sou uma defensora de um estilo de vida saudável e uma eterna sonhadora. Desde muito cedo soube que estava neste mundo para ajudar as pessoas a ter uma melhor qualidade de vida.

Agora sim. Chamo-me Oksana e tenho 24 anos. Sou natural da Ucrânia e vim morar para Portugal quando tinha 12 anos. Apesar de não ter nascido cá, amo Portugal e já há muitos anos que sou uma cidadã portuguesa.

Nos meus primeiros anos pelas terras lusitanas, vivi num paraíso chamado Açores. Estou eternamente grata aos meus pais por terem escolhido um destino tão especial. Desde sempre que tive muito contacto com a natureza e viver numa ilha foi uma maravilhosa maneira de dar continuidade à isso.

Para além de cozinhar e fotografia (como é óbvio!), amo passeios na natureza, comer, viajar, conhecer novas pessoas e enfrentar novos desafios. Sou aquela pessoa que, ao realizar algum projecto ou ideia, já está a pensar nos próximos 10 a riscar da lista!

Neste momento, dedico-me à promoção de um estilo de vida saudável, especialmente através da realização de workshops de alimentação, consultoria para negócios, formação, showcookings, etc. Como cheguei até aqui? Continuem a ler! 

Lembro-me que, em criança, sempre tive muita dificuldade em comer carne e outros produtos de origem animal.  Apesar disso, desde muito nova que adorava aventurar-me na cozinha. Adorava ver a minha mãe a cozinhar e por volta dos 12 anos já era capaz de fazer vários pratos diferentes.

Em 2012, mudei-me para o Porto para estudar psicologia clínica (e para ter mais liberdade em geral, let’s be honest!). Com isso, passei a cozinhar ainda mais e a ser responsável por todas as minhas refeições. Nesta altura, de uma maneira muito natural, fui deixando de comprar ingredientes de origem animal simplesmente porque não mos apetecia cozinhar e comer.

Não tinha como objetivo tornar-me vegetariana, apenas seguia os sinais do meu corpo no que toca à alimentação. Desde sempre comi imensa fruta, legumes, cereais integrais, etc. Com o passar dos anos a viver sozinha, percebi que era exatamente esta a base alimentar ideal para mim.

Passei a ler imensa informação sobre este tipo de alimentação e estilo de vida e percebi que os benefícios a nível de saúde, sustentabilidade e éticos eram imensos. Foram especialmente os estudos científicos sobre diferentes grupos alimentares e as duas relações com a saúde que me incentivaram a dar os passos finais para uma alimentação 100% vegetal. Percebi que é na natureza que encontramos todos os remédios, nutrientes e energia de que precisamos.

Com esta mudança alimentar, fui criando imensas receitas novas. Fiz a transição enquanto estudante e não deixei limitar a minha criatividade pelas condições físicas de uma cozinha de residência universitária (e também pelo orçamento disponível!).

Ao partilhar as fotografias das minhas refeições coloridas com a família e os amigos, fui recebendo muitos pedidos de receitas. Por isso, decidi então criar um blog de receitas vegetarianas, para além do curso superior que estava a tirar, voluntariado e trabalhos em part-time que ia fazendo.

Foi assim que, em Julho de 2015, surgiu o Dicas da Oksi. O blog era a junção perfeita de várias paixões minhas: culinária, fotografia, estilo de vida saudável e comunicação. Dedicava a este projecto todo o meu tempo livro e o mesmo foi tendo uma aceitação muito boa por parte do público.

Desde sempre que vi o blog como um trabalho muito sério e, a partir de um ano da sua existência, passou a ser ainda mais, quando fui convidada para o meu primeiro showcooking de culinária vegetariana saudável. O que aconteceu a partir daí? Continuem a acompanhar!

Em resumo:

2012 – 2017 – Mestrado em Psicologia Clínica na Universidade do Porto, tendo acabado o curso em 2017

2018 (atualmente) – Curso de Health Coach no Institute for Integrative Nutrition

A história completa:

Ao terminar o secundário, estava na altura de decidir que caminho seguir na universidade. Confesso que nunca soube o que queria exatamente fazer a nível profissional, mas tinha uma certeza: queria de alguma maneira ajudar as pessoas. Por isso, optei por estudar psicologia clínica.

Tirei então o Mestrado em Psicologia Clínica na Universidade do Porto, tendo acabado o curso em 2017. Tal como já sabem, paralelamente ao curso, dedicava-me ao meu projecto pessoal dedicado à alimentação saudável.  Muitos pessoas diziam que eu tinha uma vida dupla, mas já na altura eu via a saúde e o bem-estar como um todo, coexistindo as vertentes psicológicas, físicas, emocionais, etc.

A partir de 2016, passei a dar showcookings de culinária saudável. Percebi que era algo eu adorava fazer e sentia-me naturalmente bem neste papel. No final do mesmo ano, passei a organizar e realizar os meus próprios workshops de culinária vegetariana (vejam a secção “Portefólio” para conhecerem mais esta parte do meu percurso). Fui-me apaixonando cada vez mais por esta vertente…

Quando acabei o mestrado com especialização em psicologia clínica em Outubro de 2017, sabia que ia fazer todos os esforços possíveis no sentido de juntar as minhas duas maiores paixões e tirar partido de ambas profissionalmente. A minha visão holística da saúde como um todo passou a ser, ainda mais, o meu lema.

Desde então, tenho-me dedicado à realização de workshops, showcooking, consultoria, formação, palestras e retiro no âmbito da alimentação saudável. Tanto com o meu trabalho, como com o meu estilo de vida, promovo hábitos saudáveis para uma vida mais feliz.

No sentido de unir ainda mais as as minhas paixões, a partir de Julho de 2018 abracei um novo desafio, que já estava a planear há algum tempo: tirar o curso de Health Coach (do Institute for Integrative Nutrition). Poder trabalhar com pessoas no sentido de lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida sempre foi o meu maior sonho e esta é uma grande etapa para a sua concretização.

Dicas da Oksi © 2018