Hoje finalmente trago-vos um Guia Vegetariano dos Açores, mais propriamente da Ilha de São Miguel. Já era um post muito requisitado por vocês e, com a chegada do verão, os pedidos aumentaram. Afinal de contas, é possível comer vegetariano nos Açores?
Para quem não sabe, apesar de não ser natural dos Açores (nem de Portugal), é à minha querida ilha de São Miguel que chamo de casa. Quando vim para Portugal, vim para os Açores, e morei lá até 2012. Hoje em dia algumas visitas por ano são obrigatórias, para visitar a minha família e as lindas paisagens. Aconselho vivamente a visitarem as ilhas…sou suspeita, mas acho um destino perfeito para qualquer altura do ano. Especialmente para quem gosta da natureza, paz, sossego e atividades ao ar livre: venham aos Açores! Se estão à procura de um roteiro para poucos dias, estou neste momento a elaborar um, fiquem atentos!
Em relação ao roteiro gastronómico do artigo de hoje, fui recolhendo os locais ao longo dos anos, pela experiência própria e por indicações vossas. Por isso, não fui a todos os restaurantes/cafés referidos de seguida, pelo que não posso garantir que todos sejam excecionais…no entanto, quis incluir todas as possível opções na mesma. Se conhecerem mais espaços em São Miguel com opções de refeições vegetarianas & vegan, mandem-me para atualizar a lista 🙂
Em primeiro lugar, começo por alertar que não é muito fácil comer 100% vegetariano nos Açores. Existe apenas um restaurante vegetariano (não é vegan, apesar de ter opções) e já se vão encontrando algumas opções vegetais em espaços saudáveis e de cozinha mais tradicional. No entanto, não deixem de visitar a ilha por causa disso! A fruta e os legumes são abundantes e, para além disso, arranja-se sempre o que comer. Não é só a comida que alimenta o corpo e a alma 🙂
Dividi as sugestões deste post por seguintes categorias:
1 – Comer vegetariano/vegan em Ponta Delgada
- Rotas Ilha Verde (o único restaurante vegetariano da ilha, com muitas opções vegan)
- Treze (opções vegetarianas e vegan)
- Casa da Rosa (têm sempre opção de prato de dia vegetariano, basta avisar os funcionários para adaptar para versão vegan)
- Canto do Aljube (hambúrguer vegan e mais alguns petiscos)
- Sabores – Local Food (Mercado da Graça, sumos, batidos e sandes vegan)
- Café Mascote (não têm nada vegan no menu, no entanto, fazem um prato 100% vegetal a pedido)
- Intz48 (espaço especializado em café com alguns petiscos vegan, como tosta de abacate e sopas)
- Lan’s Pizzeria, exotic food e vegetarian (caril e um outro prato vegan)
- A tasca (alguns pratos vegetarianos estilo tapas)
- Suplexio (2 hambúrgueres vegetarianos e 1 vegan)
- Louvre Michaelense (opções vegetarianas e vegan de refeições ligeiras; chás muito bons)
- Quinta dos Açores (restaurante regional com vertente saudável na periferia de Ponta Delgada. Várias opções vegetarianas que podem ser adoptadas para vegan a pedido)
- Wok to Walk (centro comercial Parque Atlântico)
- Restaurante Chinês o Cantão (opções vegetarianas e vegan)
2 – Comer vegetariano/vegan fora de Ponta Delgada
- Casa de Chá Pés Verdes – São Roque (todas as neste espaço são vegan – alguns petiscos e opções doces).
- Quinta dos Sabores – Rabo de Peixe (espaço muito agradável com
- opções vegetarianas e vegan).
- Tukátulá Bar – Ribeira Grande (algumas opções vegan, como crepe de legumes e massa com legumes).
- Caldeiras & Vulcões – Furnas (Cozido das Furnas vegan por encomenda e massa com legumes sempre disponível)
- Pizzaria O Sole Mio – Ginetes (dizem que são as melhores pizzas da ilha, os donos são italianos; para opção vegan, basta pedir pizza de vegetais sem queijo).
- À Terra – Furnas (restaurante de algum requinte das furnas, com algumas opções vegetarianas e vegan a pedido).
3 – Lojas veg
-
- Mercado da Graça – Ponta Delgada (é o principal mercado de frescos da ilha e considero uma visita obrigatória. Podem abastecer de frutas e legumes, frutos secos, sementes, entre outros).
- Bioforma (na Rua do Castilho e no centro comercial Parque Atlântico)
- Continente Parque Atlântico (é o único supermercado que tem tofu refrigerado)
- Mercado das Ervas
4 – Outras dicas e sugestões
Aplicação Happy Cow
Esta aplicação é uma espécie de TripAdvisor Vegetariano/Vegan, sendo que existem sugestões para todas as cidades! Podem ver aqui as recomendações da aplicação para comer vegetariano nos Açores.
Ficar num Airbnb e fazer algumas refeições em casa
Poder cozinhar facilita imenso a logística, especialmente para quem é vegetariano/vegan e gosta de comer bem. Assim, podem escolher um Airbnb com cozinha (façam a reserva em qualquer cidade do mundo a partir deste link para até 41€ de desconto) e fazer algumas refeições em casa. Desta maneira, podem preparar marmitas para levar para os longos dias de passeio 🙂
Em conclusão…
Espero que este artigo vos seja útil e que vos motive (e ajude) a visitar o “meu” paraíso chamado Açores! Relembro que não só de comida se alimenta o nosso corpo e a alma 🙂 No caso de conhecerem outros locais veg-friendly, enviem-me!
O KOI Restaurant, no hotel Azoris Royal Garden, também tem algumas opções vegetarianas. Aberto todos os dias, incluindo domingos e feriados 🙂
Obrigada Carla, vou acrescentar 🙂