Soja texturizada – faz bem? É saudável?

O que é a Soja texturizada?

Soja texturizada é uma proteína vegetal desidratada. Este alimento é feito a partir do feijão de soja. Existe em diferentes formatos, por exemplo nacos ou tiras.

É muito universal, pois existe em diferentes formatos e tem muitos usos culinários.

Como é feita a Soja texturizada?

Esta proteína é um subproduto da produção do óleo de soja. Ou seja, é um aproveitamento das sobras (daí ser muito acessível).

Em primeiro lugar, este processo começa com soja já processada. Neste caso, é preparada um massa com a farinha de soja. Em segundo lugar, esta massa é moldada em diferentes formatos. Depois disso,é aquecida até aos 200ºC. Assim, fica desidratada.

Há um grande caminho desde um feijão até à soja texturizada. Assim, este é um um alimento altamente processado. Ao contrário do tofu, não é possível fazer soja texturizada em casa.

Vantagens deste Alimento

 

  • Alta concentração proteica
  • Proteína sem colesterol
  • Proteína muito universal
  • Custo acessível
  • Prazo de validade longo
  • Sem adição de óleos, açúcar ou conservantes

Um estudo recente investigou os efeitos na saúde do consumo de soja texturizada. Neste estudo mulheres consumiram soja durante 21 dias. As mulheres tinham excesso de peso e pré-diabetes.

Os resultados do estudo foram muito interessantes! Em primeiro lugar, reduziram-se significativamente os níveis do colesterol LDL e de glicemia. Em segundo lugar, o consumo de proteína aumentou em 18.1%

No entanto, será que estas melhorias foram graças à soja? Ou ao consumo aumentado de proteína em geral? Fica a dúvida!

Utari, D. M., Kartiko-Sari, I., Kohno, M., & Yamamoto, S. (2022). Textured soybean protein improved level of glycated albumin, LDL-Cholesterol, and protein intake in prediabetes postmenopausal overweight women. AIMS Agriculture & Food, 7(2).

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Desvantagens deste Alimento

 

  • Alimento altamente processado
  • Pobre em nutrientes essenciais
  • De difícil digestão – tende a provocar inchaço

Conclusão – soja texturizada é saudável?

Esta proteína é útil, pois tem uma grande concentração proteica. No entanto, esta é uma opção extremamente processada.

Assim, o seu consumo deve ser moderado. Não tem problema consumires pontualmente, mas não deve fazer parte da alimentação no dia-a-dia.

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Soja texturizada

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