Focaccia de tomate, alho e alecrim

Sobre Focaccia

Hoje vou partilhar com a receita desta deliciosa Focaccia de tomate, alho e alecrim! Focaccia é um pão rústico italiano, que normalmente é preparado com bastante azeite, sal e alguns toppings extra que a deixam deliciosa. Faz lembrar massa de pizza, no entanto, é massa de Focaccia é mais alta e mais fofa. Pode ser comida por si só, ou usada para fazer sandes!

 

Receitas com ingredientes simples

Este é um exemplo perfeito de que é possível fazer receitas deliciosas, com poucos ingredientes, e todos eles muito acessíveis. Adoro fazer esta receita no verão, quando o tomate está em época! A combinação de tomate, alho e alecrim é simplesmente deliciosa e aromática.

Mais um petisco salgado…

Como já sabem, adoro um bom petisco salgado! Por isso, aproveito para relembrar outras receitas que já encontram aqui no blog:

 

Focaccia com diferentes toppings

Esta receita base pode ser feita com muitas variações, colocando toppings diferentes, por exemplo:

 

  • Azeitonas
  • Cebola branca ou cebola roxa
  • Curgete em tiras finas
  • Espargos
  • Alcaparras

Focaccia de tomate, alho e alecrim

Focaccia de tomate, alho e alecrim

Focaccia de tomate, alho e alecrim


Focaccia de tomate, alho e alecrim
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Lanche/petisco
Cozinha: Vegano
Porções: 8 fatias
Ingredientes
  • 320gr de farinha de espelta ou trigo branca
  • 250ml de água
  • ½ pacote de levedura seca (fermento de padeiro, o mesmo que se usa para o pão)
  • 6 de tomates cherry
  • 2 dentes de alho picados
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de chá de sal
  • Alecrim fresco q.b.
Instruções
  1. Comece por misturar o fermento com 50ml de água morna e deixe dissolver durante alguns minutos.
  2. Numa tigela, coloque a farinha e a água com o fermento. Misture bem e adicione a restante água, até conseguir moldar uma bola de massa.
  3. Tape e deixe levedar a massa durante pelo menos 1h, até dobrar de tamanho.
  4. Uma vez levedada a massa, transfira-a com cuidado para um tabuleiro de forno regado com azeite, não espalmando a massa para manter as bolhas de ar. Deixe levedar na forma durante mais 20 a 30 minutos.
  5. Por fim, coloque na massa os tomates-cereja, os ramos de alecrim e os dentes de alho, empurrando-os na massa.
  6. Regue a massa com mais um pouco de azeite e polvilhe com sal grosso. Leve a assar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 – 40 minutos.

Faça pin no Pinterest:

Focaccia de tomate, alho e alecrim

Sobre

Health Coach e apaixonada por aprender e partilhar tudo sobre um estilo de vida saudável.

19 thoughts on “Focaccia de tomate, alho e alecrim

  1. Boa tarde. Mais uma receita com aspecto fabuloso! Gostava de perguntar se é possível preparar a massa com mais antecedência (por ex da manhã para a noite), ou depois de ter fermentado e dobrado de tamanho, tem que ser cozinhada de imediato?
    Obrigada.

    1. Olá! É possível preparar a massa com antecedência, sim. Neste caso faz a primeira fermentação, coloca a massa na forma com o azeite e vai para o frigorífico. Mas no dia seguinte convém deixar pelo menos 30min a temperatura ambiente, antes de ir ao forno!

  2. Olá Oksi, a massa da foccacia não leva um pouco de azeite (nos passos 1. ou 2.)? Ou o azeite é só para topping? Obrigada 🙂

  3. Olá (: Preparas a massa num recipiente de madeira por alguma razão em especial? Ou posso fazer num recipiente de outro tipo?
    Muito obrigada.

  4. Gostei da receita, tanto que até passei a seguir cada vez mais o cite, mas tenho uma crítica construtiva, antes de colocar na forma não tem necessidade de tanto azeite, basta um pouco para untar e passar um pouco de farinha assim não cola e cozinha na mesma.
    Azeite em excesso pode causar enjoo.
    Continuação de boas receitas e parabéns.

  5. A levedura diz que é seca, mas no vídeo parece uma pasta. É levedura ou é fermento? Como se cria a consistência que aparece no vídeo? Obrigada!

      1. É verdade, tenho de a misturar com água e deixar repousar, vi depois de comentar. Mas, estava também a perguntar se tinha de ser fina ou se podia ser em flocos (aquela de cerveja da cem porcento com B12). De qualquer das maneiras utilizei levedura em pó e correu bem. Fiz hoje a Focaccia e ficou deliciosa, obrigada pela receita <3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avalia esta receita: