Pipocas de panela

A receita de hoje é perfeita para dias passados no sofá: pipocas de panela! Estas pipocas caseiras de tacho são muito fáceis de fazer e bem mais saudáveis do que as comerciais.

Pipocas caseiras de panela!

Há melhor coisa do que pipocas acabadas de fazer? Se calhar há…mas acho que podemos concordar que são maravilhosas! Fazer pipocas em casa é muito fácil e não, não estou a falar das de pacote que se fazem no micro-ondas!

Para isso, apenas precisam de milho para pipocas, azeite (ou óleo de coco) e sal grosso!

Onde comprar milho para pipocas?!

Milho para pipocas pode ser comprado em qualquer supermercado e é um ingrediente muito acessível (um pacote normalmente custa menos que 0.50 cent). Normalmente está na zona dos snacks e perto dos ingredientes de pastelaria.

Que tipo de panela resulta melhor?

Já fiz esta receita em diferentes panelas, e devo dizer que resulta melhor nas que são mais pesadas e o material aquece muito, como ferro e alumínio.

Normalmente são panelas com o fundo pesado e grosso. Para esta receita não recomendo panelas de fundo fino e que queimem muito facilmente.

Também funciona muito bem wok ou frigideira grande, que tenha tampa.

Criar diferentes sabores

A partir desta receita base, pode criar diferentes sabores de pipocas! Pode fazer uma versão doce, sem sal e com um pouco de açúcar (de coco ou mascavado) e canela.

Pode também adicionar à versão salgada, quando já estiverem prontas, um pouco de levedura nutricional e/ou manteiga vegetal!


Pipocas de panelaPipocas de panela
Pipocas de panela


Pipocas de panela
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Lanche/petisco
Cozinha: Vegano, Sem glúten
Porções: 1 panela (3-4 doses)
Ingredientes
  • 80gr (5 colheres de sopa) de milho para pipocas
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá (cheia) de sal grosso
Instruções
  1. Coloque numa panela o azeite, o milho para as pipocas e o sal. Abane bem.
  2. Leve ao lume médio-alto e tape. Deixe aquecer durante cerca de 3 minutos, até as pipocas começarem a rebentar. Vá abanando a panela constantemente e a abrir ligeiramente a tampa, para deixar sair o vapor.
  3. Quando as pipocas estiverem a rebentar bem, baixe um pouco o lume. Continue e abanar o tacho, para que o milho que ainda não rebentou fiquei no fundo do mesmo.
  4. Quando as pipocas estiverem a rebentar a um intervalo maior do que 15 segundos entre cada um, desligue o lume. Estão prontas!

 

Faça pin no Pinterest:

 

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: