Crepes de clementina (vegan)

Clementinas, tangerinas ou mandarinas?

Antes de publicar a receitas destes crepes, pedi a vossa ajuda para identificar o ingrediente-estrela da mesma! A verdade é que sempre troquei as tangerinas, clementinas e mandarinas…são frutas tão semelhantes a nível estético e de sabor!

Pelo vosso feedback chegamos à conclusão de que as clementinas são o citrino mais popular em Portugal e aquele que se encontra na esmagadora maioria das montras.
 

Utilizar a fruta inteira

Nesta receita é utilizada a raspa e os gomos inteiros das clementinas. Ou seja, apenas de excluem os caroços e a parte branca da casca (que confesso que não adoro em receitas…sinto sempre que dá um toque amargo).

Tento sempre utilizar ao máximo a fruta na sua integridade, e não apenas o sumo. Adoro especialmente usar as raspas dos citrinos, acho que conferem um aroma e complexidade incrível à receita!

Mais receitas com raspa de citrinos:

 

Variações desta receita

Em alternativa às clementinas, pode utilizar nesta receita laranjas (2 laranjas médias, em vez de 4 clementinas pequenas). Neste caso, utilize igualmente a raspa e o miolo!

Ingredientes crepes

crepes

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Crepes de clementina (vegan)
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Porções: 10-12 crepes
Ingredientes
  • 280gr de farinha de espelta branca (ou de trigo)
  • 450ml de Leite de soja
  • 4 clementinas pequenas (raspa + gomos)
  • 2 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante líquido)
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Óleo de coco q.b. (para untar)
Instruções
  1. Coloque numa liquidificadora todos os ingredientes: a farinha, o leite de soja, a raspa e miolo de 4 clementinas (sem caroços), a geleia de arroz, as sementes de linhaça e o bicarbonado de sódio.
  2. Processe tudo muito bem durante 1-2 minutos, até não ter pedaços (pode usar também uma varinha mágica).
  3. Aqueça uma frigideira ou crepeira com um pouco de óleo de coco. Coloque um pouco da massa e espalhe. Cozinhe durante cerca de 2 minutos do primeiro lado, em lume médio. Vire e cozinhe durante mais 1 minuto.
  4. Retire o crepe e deixe arrefecer antes de consumir.
  5. Estes crepes ficam deliciosos por si só, mas também pode recheá-los com chocolate derretido e/ou pasta de frutos secos ou doce!

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Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

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