Clementinas, tangerinas ou mandarinas?
Antes de publicar a receitas destes crepes, pedi a vossa ajuda para identificar o ingrediente-estrela da mesma! A verdade é que sempre troquei as tangerinas, clementinas e mandarinas…são frutas tão semelhantes a nível estético e de sabor!
Pelo vosso feedback chegamos à conclusão de que as clementinas são o citrino mais popular em Portugal e aquele que se encontra na esmagadora maioria das montras.
Utilizar a fruta inteira
Nesta receita é utilizada a raspa e os gomos inteiros das clementinas. Ou seja, apenas de excluem os caroços e a parte branca da casca (que confesso que não adoro em receitas…sinto sempre que dá um toque amargo).
Tento sempre utilizar ao máximo a fruta na sua integridade, e não apenas o sumo. Adoro especialmente usar as raspas dos citrinos, acho que conferem um aroma e complexidade incrível à receita!
Mais receitas com raspa de citrinos:
- Panquecas de limão & chia (vegan e c/massa mãe)
- Pães de passas, laranja & canela (sem levedar)
- As melhores trufas de cacau
- Rabanadas vegan
Variações desta receita
Em alternativa às clementinas, pode utilizar nesta receita laranjas (2 laranjas médias, em vez de 4 clementinas pequenas). Neste caso, utilize igualmente a raspa e o miolo!
- 280gr de farinha de espelta branca (ou de trigo)
- 450ml de Leite de soja
- 4 clementinas pequenas (raspa + gomos)
- 2 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante líquido)
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- Óleo de coco q.b. (para untar)
- Coloque numa liquidificadora todos os ingredientes: a farinha, o leite de soja, a raspa e miolo de 4 clementinas (sem caroços), a geleia de arroz, as sementes de linhaça e o bicarbonado de sódio.
- Processe tudo muito bem durante 1-2 minutos, até não ter pedaços (pode usar também uma varinha mágica).
- Aqueça uma frigideira ou crepeira com um pouco de óleo de coco. Coloque um pouco da massa e espalhe. Cozinhe durante cerca de 2 minutos do primeiro lado, em lume médio. Vire e cozinhe durante mais 1 minuto.
- Retire o crepe e deixe arrefecer antes de consumir.
- Estes crepes ficam deliciosos por si só, mas também pode recheá-los com chocolate derretido e/ou pasta de frutos secos ou doce!