Hoje trago-vos uma receita de pequeno-almoço ou lanche prático, que pode ser preparado na véspera – pudim de chia & manga.
Em que consiste um pudim de chia?
Um pudim de chia são essencialmente sementes de chia demolhadas em bebida vegetal e/ou iogurte. Ao entrarem em contacto com líquido, as sementes de chia vão inchar bastante e absorver os líquidos.
O resultado é uma espécie de pudim bastante consistente e leve ao mesmo tempo! Tem um sabor bastante neutro e, por causa disso, é perfeito complementado com fruta e/ou frutos secos e sementes.
Como conseguir um pudim de chia cremoso?
Ao fazer pudim de chia, a principal dificuldade costuma ser a consistência do mesmo, pois por vezes pode ficar “aguada” e pouco cremosa. Para evitar isso, devemos seguir algumas técnicas!
Em primeiro lugar, é necessário respeitar a proporção de líquidos para a quantidade de sementes de chia.
Em segundo lugar, ajuda bastante utilizar iogurte na receita, para além da bebida vegetal. Como o iogurte é mais consistente, vai ajudar a que o pudim fique cremoso.
E, por último, triturar fruta juntamente com a bebida vegetal e o iogurte não só vai acrescentar nutrientes, mas também melhorar a consistência da receita.
Adoçar o pudim de chia com fruta
Tal como já deve ter percebido, nesta receita vamos adicionar manga triturada ao próprio pudim e não apenas como guarnição. Vantagens de adicionar fruta ao pudim de chia:
- Torna o pudim mais cremoso
- Adoça sem necessidade de açúcar/adoçantes
- Aumenta a quantidade de vitaminas e minerais da refeição
Mais receitas de pequenos-almoços:
- 1 manga
- 150ml de bebida vegetal de soja
- 150ml de Iogurte vegetal de soja
- 8 colheres de sopa de sementes de chia
- Coloque numa liquidificadora a polpa da manga, a bebida e o iogurte vegetal. Processe tudo até ficar bem cremoso.
- Transfira esta mistura para um recipiente e adicione as sementes de chia. Misture bem com uma vara de arames.
- Feche o recipiente e deixe a repousar no frigorífico, durante pelo menos 2h (ou de um dia para o outro). Sirva com fruta, frutos secos e sementes de preferência.
- Aguenta até 3 dias, num recipiente hermético, no frigorífico.
Faça pin no Pinterest: