Receitas de confinamento
Novo mês, nova receita! Confesso que esta receita da francesia vegan estava zero planeada…mas, certo dia, deu-me uma vontade enorme de comer este prato.. Como moradora do Norte já há mais de 7 anos, de vez em quando gosto de apreciar esta iguaria tão típica, mas numa versão vegetal.
Na impossibilidade de ir comer fora, lá fui investigar como poderia fazer francesinha vegan em casa. É verdade, nunca a tinha feito! Mas sabia que queria fazer do zero…
Molho de francesinha vegan
Rapidamente percebi que o molho da francesinha, seja vegan ou não, é todo um jogo de sabores complexos, combinação de diferentes tipos de bebidas e uma verdadeira poção mágica da culinária. Inspirei-me em diferentes receitas que encontrei online, especialmente nesta.
Depois de 2 testes, cheguei à versão final do meu molho de francesinha. É muito rico a nível de sabor, aveludado, mas sem adição de amidos e tem um equilíbrio perfeito entre o doce, ácido, salgado e picante!
Pessoalmente gosto do molho ligeiramente picante, mas, se não for o seu caso, basta não adicionar malagueta ao mesmo (:
Recheio de francesinha vegan
Em relação ao recheio, confesso que prefiro manter as coisas simples. Se quiser fazer uma versão mais semelhante à tradicional, pode utilizar enchidos e/fiambre vegetal.
Para o meu recheio uso:
- Tofu marinado
- Cogumelos salteados
- Curgete salteada
- 8 fatias de pão (uso pão fatiado alentejano / saloio)
- 8 fatias de queijo vegan (opcional)
- 500gr de tofu
- 400gr de cogumelos em fatias
- 1 curgete grande, em fatias finas
- Azeite q.b.
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 3 colheres de sopa de sumo de limão
- 1 colher de chá de pimentão fumado
- Pimenta preta a gosto
- 800ml de caldo de legumes (ou água + cubo de caldo) *
- 380ml de cerveja (1 cerveja e meia)
- 200ml de polpa de tomate
- 70ml de vinho do porto (ou tinto)
- 70ml de vinho branco
- 5 dentes de alho, picados
- 3 cenouras, em meias-luas
- 1 cebola, picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de chá de sal
- 1 malagueta, picada, sem sementes (opcional)
- 1 folha de louro
- Comece por marinar o tofu (pode fazê-lo na véspera). Corte o tofu em 8 fatias e seque cada uma delas com pano ou papel de cozinha. Misture num recipiente todos os ingredientes da marinada e adicione as fatias de tofu. Feche, abane bem e guarde no frigorífico (até 24h).
- De seguida, prepare o molho. Para isso, coloque num tacho 1 colheres de sopa de azeite, a cebola e os alhos picados e 1 folha de louro. Deixe refogar durante 3-4 minutos em lume médio-alto, até a cebola ficar translúcida.
- Adicione a malagueta picada e as cenouras em meias-luas. Tempere com o sal grosso e volte a saltear durante cerca de 5 minutos, até a cenoura começar a ficar tenra.
- Depois disso, acrescente a cerveja, o vinho branco e o vinho tinto. Deixei cozinhar em lume médio-baixo durante 10 minutos, até o álcool evaporar.
- Por fim, acrescente o caldo de legumes e a polpa de tomate. Deixe levantar fervura e coza durante cerca de 15-20 minutos, até a cenoura ficar tenra e os sabores bem incorporados.
- Passado esse tempo, triture o molho com uma varinha mágica ou com a ajuda de uma liquidificadora. Volte a levar ao lume, prove e, se necessário, retifique os temperos ou adicione mais um pouco de água.
- Entretanto, torre as fatias do pão e salteie os cogumelos e a curgete com um fio de azeite, até ficarem tenros.
- Na mesma frigideira, salteie o tofu já marinado, de ambos os lados.
- Assim que tiver tudo pronto, monte a francesinha: fatia de pão, tofu, curgete, cogumelos salteados, segunda fatia de pão e queijo vegan. Leve ao forno ou micro-ondas durante alguns segundos, até o queijo derreter.
- Finalize com o molho bem quente. Devore!
Se o molho ficar muito líquido, pode engrossá-lo adicionando um pouco de amido de milho. Para isso, dissolve 1-2 colheres de sopa de amido de milho numa tigela com um pouco de água, até não ter pedaços. Acrescente ao molho e misture bem com uma vara de arames.
Olá Oksi,
Tens alguma recomendação quanto ao vinho do porto, uma vez que a maioria não é vegan?
Obrigada 🙂
Olá Catarina! Os vinhos do Estilo Ruby são vegan: Ruby, Reserva Ruby, LBV e Vintage. Mas muitas vezes uso também vinho tinto (marca própria do Continente, variedade vegan) e também resulta bem!
Olá Oksi,
Obrigada pela partilha. Tens alguma receita que seja apta para alergénicos? Por exemplo, sem proteína de leite. Tenho tentado mas até ao momento ainda não consegui chegar a nenhuma receita próxima/semelhante.
Obrigada,
Isabel
Olá Isabel! Todas as receitas aqui do blog são sem a proteína do leite (: Em relação ao pão, basta usar pão sem leite e sem glúten!