Bolo vegan de cenoura e laranja (húmido)

Sabores de Primavera

Hoje trago-vos uma sobremesa perfeita para a primavera! Este bolo vegan de cenoura e laranja é leve e delicioso ao mesmo. Confesso que não sou pessoa de fazer muitos bolos, mas de vez em quando sabem bem! No caso deste, adoro que ele também leve fruta e cenoura!

 

Receitas com citrinos

Quem acompanha o blog já deve saber que amo utilizar raspas de citrinos nas receitas! Têm um aroma mais pronunciado que o sumo / miolo e são uma verdadeira explosão de sabor!

Outras receitas com raspas de citrinos:

Que farinha usar?

 Já fiz este bolo tanto com farinha de espelta, como com a farinha de trigo. Fica mais fofo com a farinha de trigo e mais denso com a farinha de espelta. No caso de ambas, é importante usar farinha branca, para não deixar o bolo demasiado massudo.

Para versão sem glúten, é de evitar utilizar apenas um tipo de farinha, pois substituições de 1 para 1 não costumam resultar. Utilize uma mistura sem glúten pré-feita ou então fazer a sua própria!

 

Bolo de cenoura e laranja

Bolo de cenoura e laranja

Bolo de cenoura e laranja

Bolo de cenoura e laranja (vegan)
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Porções: 6-8 fatias
Ingredientes
  • 220gr de cenoura crua, em pedaços (2 grandes)
  • 300gr de farinha de espelta ou trigo branca
  • 300ml de leite de soja
  • 180gr de açúcar de coco
  • 3 laranjas pequenas ou 5 clementinas (raspa + miolo), sem caroços
  • 1 colher de sopa de fermento para bolos
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 50ml de óleo de coco, derretido
Instruções
  1. Peneire para uma tigela grande os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio.
  2. A seguir, coloque numa liquidificadora os restantes: a cenoura, o leite de soja, as laranjas / clementinas (retire primeiro a raspa e depois o miolo) e o óleo de coco derretido. Processe tudo durante cerca de 2 minutos, até não ter pedaços.
  3. Verta essa mistura na tigela e misture com os secos. Utilize uma vara de arames para incorporar tudo muito bem.
  4. Unte a forma com um pouco de óleo de coco e coloque nela a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC (não na parte de cima do forno), durante 45-50 minutos (se usar uma forma mais larga e o bolo ficar menos alto, o tempo será menor). Ao espetar um palito no centro, ele deve sair com alguns pedaços húmidos, não completamente molhado.
  5. Deixe o bolo arrefecer durante cerca de 10 minutos e, depois disso, retire da forma. Deixe arrefecer completamente durante mais 2 horas.
  6. Está pronto! Opcionalmente, pode decorar com laranjas e/ou finalizar com calda de chocolate.
Notas
A forma utilizada para fazer este bolo é de 25cm. Se usar uma forma mais larga, o bolo vai ficar mais baixo e o tempo de cozimento será menor.

Faça pin no Pinterest:

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: