Como facilitar a digestão do alho

No artigo de hoje vou partilhar com vocês muitas dicas e truques que vão ajudar na digestão do alho!
 

Porque é que o alho é tão difícil de digerir?

Alho é muito rico em inulina, que é um tipo de hidrato de carbono não digerível, muito benéfico para a saúde intestinal. Este tipo de fibras são conhecidas por “fibra dietética” e desempenham o papel de prebióticos, alimentos as bactérias do nosso intestino (probióticos).

A inulina do alho vem dos frutanos, que são um conjunto de polissacarídeos e oligossacarídeos encontramos apenas em vegetais. Para além do alho, estão presentes na cebola, alho-francês, trigo e outro tipo de elementos. Para muitas pessoas, os frutanos são de difícil digestão, daí o alho poder ser tão chato para o intestino!

O principal truque para tornar o alho mais digesto

Muito simples: cortar o alho a meio e retirar o germe. O germe é a parte central do alho, também conhecido por “coração” ou “alma” do alho.

Retirar o germe do alho permite:

 

  • Tornar a sua digestão mais fácil
  • Reduzir o amargo
  • Reduzir o mau hálito

digestão do alho germe

Outras dicas que ajudam na digestão do alho

Escolher alhos mais pequenos e novos

Alho mais maduros são mais difíceis para a digestão, para além de terem o germe muito maior. Assim, tente escolher alho de tamanho mais pequeno e que seja fresco. Se possível, mantenha o alho no frigorífico, para ele não continuar a germinar.

Considerar utilizar o alho em cru

A alho é naturalmente mais facilmente digesto quando é consumido cru, em vez de cozinhado. Isto acontece porque o alho cru tem enzimas digestivas que, infelizmente, desaparecem quando este é cozinhado. Para além disso, em cru tem mais benefícios para a saúde intestinal, pois é mais rico em prebióticos.

A verdade é que uma vez removido o germe, o seu sabor e cheiro não serão tão intensos! Assim, considere utilizar o alho em cru, adicionando-o às receitas apenas no final da confeção, já com o lume desligado.

Não cozinhar demasiado o alho

Mas a verdade é que em muitas receitas, faz mais sentido acrescentar o alho no início da confeção. Neste caso, não cozinhe demasiado o alho e não deixe com que ele ganhe demasiada cor. O alho torna-se de mais difícil digestão quando é cozinhado demasiado, até dourar.

 

digestão do alho

Ingredientes que facilitam a digestão do alho

Para além de todos estes truques, muitos alimentos – na sua maioria ervas aromáticas – facilitam ainda mais a digestão do alho. Assim, ao combinar o alho com um destes ingredientes numa receita, vamos obter melhor sabor e também uma digestão mais fácil:

  • Orégãos
  • Hortelã
  • Gengibre
  • Alecrim
  • Salsa
  • Manjericão
  • Louro
  • Erva-doce

digestão do alho

Receitas com alho

Para terminar, deixo-vos algumas receitas em que é utilizado em alho!

Também lhe pode interessar…

Leguminosas secas: como cozinhar & melhorar a sua digestibilidade

Faça pin no Pinterest:

digestão do alho Pinterest

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *