Um delicioso queijo fresco vegan!
Hoje trago-vos mais uma receita de um delicioso queijo fresco vegan, sem glúten e sem soja. Já encontram aqui no blog a receita do queijo creme e desta vez vou ensinar a fazer este queijo de forma, também à base de caju.
O caju é realmente a melhor oleaginosa para fazer este tipo de receitas. Em primeiro lugar, tem um sabor muito neutro, não deixando assim nenhum travo mais amargo, como pode acontecer com as amêndoas ou sementes. Por outro lado, é mais mole, por isso deixa os queijos com uma consistência mais cremosa!
Qual é a consistência deste queijo?
Este queijo não fica 100% sólido, pessoalmente acho que é a textura que resulta melhor nesta receita. No entanto, se quiser uma textura mais firme, aumente um pouco a quantidade de ágar-ágar.
O que é o agar-agar?
Agar-agar é uma gelatina vegetal, que vem de uma alga. É muito neutro, não tem sabor e solidifica os alimentos bastante rápido, mesmo quando estão fora do frigorífico.
Pode ser adquirido em pó ou flocos em lojas de produtos naturais, ervanárias e alguns supermercados. Aconselho em pó e não em flocos, pois em pó dissolve muito melhor.
Mais petiscos 100% vegetais
Vamos então à receita?
- 120gr cajus crus, demolhados durante 8h
- 100ml de água
- 1 colher de chá rasa de sal
- 2 colheres de sopa de levedura nutricional
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- Pitada de alho em pó
- 60ml de água
- 1 colher de chá de agar-agar em pó
- Demolhe os cajus durante 8-10 horas. Depois disso, escorra-os e coloque numa liquidificadora / processador, juntamente com o sal, a levedura nutricional, o sumo de limão, o alho em pó e a água.
- Processe até ficar bem cremoso. Vá parando e raspando os lados, para ajudar a incorporar.
- Reserve e prepare uma tigela untada com azeite.
- Adicione a um tacho 60ml de água e 1 colher de chá de agar-agar. Misture até dissolver, ainda fora do lume. Leve ao lume e cozinhe durante 3-4 minutos, mexendo sempre, até engrossar e ficar com consistência de cola.
- Retire o tacho do lume e junte a mistura de caju, mexendo muito bem para incorporar. Transfira tudo para a tigela untada.
- Refrigere durante 2h, antes de desenformar. Finalize com orégãos, pimentão fumado ou outras ervas ou especiarias a gosto. Reserve num recipiente bem fechado, no frigorífico, até 4 dias.
Faça pin no Pinterest:
Olá, adoro as suas dicas ☺️ para quando um workshop presencial?
Bom Ano
Olá Elisabete! Muito obrigada! Não tenho planos para voltar aos workshops presenciais :/