A fórmula para uma boa massa de crepes vegan
Para conseguirmos fazer crepes vegan consistentes e saborosos, é necessário incluir dois ingredientes chave na massa dos mesmos.
A bebida vegetal de soja
Em primeiro lugar, é importante que a bebida vegetal seja de soja. Esta é a única bebida vegetal com um teor significativo de proteína, sendo assim semelhante a nível nutricional ao leite animal. O teor proteico da bebida é importante não só em termos de nutrientes, mas também para conseguir preparar pastelaria e receitas em geral consistentes. Isto acontece pois é a proteína, em grande parte, que dá “liga” às massas das receitas.
As sementes de linhaça moídas
Em segundo lugar, as sementes de linhaça moídas também são muito importantes para ajudar a ligar todos os ingredientes. Ao entrarem em contacto com líquidos, as sementes de linhaça naturalmente incham e expandem, criando assim uma espécie de “cola”, que resulta muito bem para ligar a massa.
Qual é a diferença entre massa de crepes vegan e massa de panquecas vegan?
Os ingredientes base de massas de panquecas e crepes são os mesmos – farinha, bebida vegetal, sementes de linhaça moídas e, opcionalmente, açúcar ou outros adoçantes. Apesar desta grande semelhança, o que diferencia as duas são os agendes de levedantes. Neste caso, a massa de panquecas leva fermento e a massa de crepes não.
Excelente maneira de dar sabor à massa de crepes vegan de maneira natural
Uma excelente maneira de tornar os crepes (e também panquecas, bolos…) mais saborosos e aromáticos consiste em adicionar raspas de citrinos à massa.
Ao fazer isso, estamos a aproveitar a parte mais aromática, pois é na raspa que estão os óleos essenciais da fruta. Pessoalmente gosto de utilizar raspa de tangerinas, mas também pode optar por raspa de laranja, limão, lima…
Outras receitas de pequenos-almoços:
Vamos então à receita de crepes vegan?
- 300gr de farinha de trigo / espelta (branca ou metade branca, metade integral)
- 800ml de leite de soja
- Raspa de 2 tangerinas ou laranjas
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
- Pitada de sal
- Óleo de coco q.b.
- Molho de chocolate:
- 40gr de chocolate negro
- 80ml de bebida vegetal
- Coloque num recipiente grande os ingredientes secos – a farinha, a raspa de citrinos, o açúcar e as sementes de linhaça moídas. Misture tudo com uma vara de arames.
- De seguida, adicione o leite e incorpore muito bem, até não haver grumos (também pode optar por fazer a massa na liquidificadora).
- Aqueça uma frigideira ou crepeira com um pouco de óleo de coco. Coloque uma concha da massa e espalhe com a ajuda de uma colher. Cozinhe durante cerca de 2 minutos do primeiro lado, em lume médio. Vire e cozinhe durante mais 1 minuto.
- Retire o crepe e deixe arrefecer por cima de uma rede antes de consumir.
- Para o molho de chocolate, parta o chocolate em pedaços e coloque-o numa taça pequena, juntamente com a bebida vegetal. Leve ao microondas durante 20-50 segundos (vá verificando a partir dos 20 segundos).
- O chocolate deve ficar mole, mas não completamente derretido. O leite vai continuar líquido e “separado” do chocolate. Quando estiver neste ponto, misture o molho vigorosamente com um garfo, até engrossar e ficar homogéneo. O chocolate deve ficar emulsionado, deixando o molho grosso e bem consistente.
- Em alternativa, pode preparar este molho utilizando o método de banho-maria.
- Sirva os crepes com o molho de chocolate e fruta a gosto!
Faça pin no Pinterest: