Gaspacho com croutons

Mais uma receita da série Receitas de Verão! Esta é a segunda receita desta série e desta vez trago-vos uma sugestão salgada e bem fresca. Estou a falar da sopa gaspacho, acompanhada com croutons caseiros. Para quem perdeu a primeira receita da série, foram as Panquecas de Limão & Chia.

 

Sobre gaspacho

Para quem não conhece gaspacho, é uma sopa fria e que não precisa de ir lume. É típica de verão e preparada com ingredientes de época, como tomate e pepino. Pode ser comida à colher mas também bebida de um copo! Sabe bem em qualquer altura dos dias quentes, sendo que pode ser entrada, refeição principal ou mesmo lanche 🙂

 

E toppings…

Como é uma sopa muito leve, gosto de acompanhá-la com croutons. Assim, esta receita é 2 em 1, porque também vou ensinar-vos a fazer croutons caseiros! Podem ainda acompanhar com sementes torradas (abóbora, girassol…), que também dão um ótimo toque crocante.

 

Qualidade dos ingredientes

Para receitas deste tipo, muito simples e com poucos ingredientes, é crucial escolher produtos de qualidade. Pessoalmente acho que não há nada como um bom tomate maduro de verão (quem mais ama o cheiro?)! Bem, vamos então à receita?

 

Gaspacho com croutons dicas da oksiGaspacho com croutons dicas da oksiGaspacho com croutons dicas da oksi

 

Gaspacho com croutons
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Entrada, prato principal
Cozinha: Vegan, sem glúten
Porções: 3 doses
Ingredientes
  • 600 tomate “com rama”, bem maduro, cortado grosseiramente
  • 1 pimento vermelho, cortado grosseiramente
  • 1 pepino (sem pele), cortado grosseiramente
  • ½ cebola, cortada grosseiramente
  • 4 dentes alho, descascados
  • 4 colheres de sopa de vinagre de maça
  • 1 colher de chá sal grosso
  • 3 + 1 colheres de sopa de azeite
  • 2 fatias de pão duro, em cubos
  • Orégãos a gosto
  • Manjericão para guarnição (opcional)
Instruções
  1. Coloque numa liquidificadora (ou panela / recipiente grande, se usar varinha mágica) o tomate e o pepino. Ligue a liquidificadora e processe até ficar cremoso (pode ser necessário ir parando e empurrando os ingredientes).
  2. Acrescente o pimento, a cebola, os dentes de alho, o vinagre, o azeite (3 colheres de sopa), o sal e os orégãos. Volte a processar até ficar bem cremoso e leve ao frigorífico.
  3. Para os croutons, aqueça uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite. Salteie o pão, até ficar bem dourado, mexendo várias vezes.
  4. Uma vez dourado, desligue e lume e tempere com orégãos e uma pitada de sal. Misture bem,
  5. Sirva o gaspacho com os croutons, finalizando com manjericão ou outras ervas frescas.

Faça pin no Pinterest:

Gaspacho com croutons dicas da oksi

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: