Mais uma receita da série Receitas de Verão! Esta é a segunda receita desta série e desta vez trago-vos uma sugestão salgada e bem fresca. Estou a falar da sopa gaspacho, acompanhada com croutons caseiros. Para quem perdeu a primeira receita da série, foram as Panquecas de Limão & Chia.
Sobre gaspacho
Para quem não conhece gaspacho, é uma sopa fria e que não precisa de ir lume. É típica de verão e preparada com ingredientes de época, como tomate e pepino. Pode ser comida à colher mas também bebida de um copo! Sabe bem em qualquer altura dos dias quentes, sendo que pode ser entrada, refeição principal ou mesmo lanche 🙂
E toppings…
Como é uma sopa muito leve, gosto de acompanhá-la com croutons. Assim, esta receita é 2 em 1, porque também vou ensinar-vos a fazer croutons caseiros! Podem ainda acompanhar com sementes torradas (abóbora, girassol…), que também dão um ótimo toque crocante.
Qualidade dos ingredientes
Para receitas deste tipo, muito simples e com poucos ingredientes, é crucial escolher produtos de qualidade. Pessoalmente acho que não há nada como um bom tomate maduro de verão (quem mais ama o cheiro?)! Bem, vamos então à receita?
- 600 tomate “com rama”, bem maduro, cortado grosseiramente
- 1 pimento vermelho, cortado grosseiramente
- 1 pepino (sem pele), cortado grosseiramente
- ½ cebola, cortada grosseiramente
- 4 dentes alho, descascados
- 4 colheres de sopa de vinagre de maça
- 1 colher de chá sal grosso
- 3 + 1 colheres de sopa de azeite
- 2 fatias de pão duro, em cubos
- Orégãos a gosto
- Manjericão para guarnição (opcional)
- Coloque numa liquidificadora (ou panela / recipiente grande, se usar varinha mágica) o tomate e o pepino. Ligue a liquidificadora e processe até ficar cremoso (pode ser necessário ir parando e empurrando os ingredientes).
- Acrescente o pimento, a cebola, os dentes de alho, o vinagre, o azeite (3 colheres de sopa), o sal e os orégãos. Volte a processar até ficar bem cremoso e leve ao frigorífico.
- Para os croutons, aqueça uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite. Salteie o pão, até ficar bem dourado, mexendo várias vezes.
- Uma vez dourado, desligue e lume e tempere com orégãos e uma pitada de sal. Misture bem,
- Sirva o gaspacho com os croutons, finalizando com manjericão ou outras ervas frescas.