Brigadeiros vegan e sem glúten

Mais uma receita de bombons!

Hoje trago-vos mais uma receita de bombons deliciosos, desta vez brigadeiros vegan e sem glúten! Quem acompanha o blog há algum tempo, sabe que adoro criar receitas (e comer!) de diferentes tipos de bombons.

Aproveito para relembrar outras receitas de bombons:

 

Sobre estes brigadeiros vegan e sem glúten

Estes brigadeiros são 100% vegetais e sem leite condensado vegan de compra. Achei importante a receita não ter este ingrediente, pois sei que não é fácil de ser encontrado.

Em alternativa, como primeiro passo desta receita, vamos fazer o nosso próprio leite condensado, à base de leite de coco de lata e açúcar. Estes dois ingredientes, quando cozinhados durante algum tempo, vão passar a ter uma consistência mais grossa e corajosa, semelhante ao leite condensado.

 

Que leite de coco usar nesta receita?

Utilize leite de coco de lata que não seja light ou magro. Escolha leite de coco que tenha à volta de 18gr de lípidos, por cada 100gr de produto. Assim, é importante que o leite de coco seja o mais concertado possível e com bastante gordura de coco.

 

Mas Oksi, estes brigadeiros são saudáveis?

Bem, é isto é relativo! Sem dúvida que esta receita é menos saudável e calórica. Mas, de qualquer maneira, os doces devem ser consumidos com moderação e, em pequenas quantidades, fazem muito bem à alma (: Cada pessoa deve ajustar a alimentação aos seus desejos e necessidades, de preferência com a ajuda e orientação de um nutricionista. 

 

brigadeiros vegan

brigadeiros vegan

brigadeiros vegan

Brigadeiros vegan e sem glúten
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Sobremesa
Cozinha: Vegan, sem glúten
Porções: 20 brigadeiros
Ingredientes
  • 2 latas de leite de coco *
  • 100gr de açúcar mascavado / de coco
  • 4 colheres de sopa de cacau puro em pó
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de manteiga / margarina vegan
  • Chocolate granulado q.b.
Instruções
  1. Coloque num tacho pequeno as 2 latas de leite de coco (se o leite estiver separado em parte mais sólida e água, descarte a água) e o açúcar.
  2. Leve ao lume médio e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos, até engrossar e ficar com consistência de caramelo / leite condensado (veja no vídeo acima). Vá mexendo algumas vezes.
  3. Baixe o lume e peneire para a panela o amido de milho e o cacau em pó e mexa com um salazar ou vara de arames.
  4. Acrescente também a manteiga vegan, volte a incorporar e desligue assim que estiver tudo incorporado.
  5. Transfira a mistura para uma tigela ou recipiente e leve ao frigorífico durante cerca de 4h, para solidificar e arrefecer.
  6. Quando solidificar, molde os brigadeiros com as mãos e passe-os pelo chocolate granulado.
  7. Guarde no frigorífico, num recipiente hermético, até 2 semanas.
Notas
* Leite de coco light não vai resultar bem nesta receita. Escolha leite de coco que tenha à volta de 18gr de lípidos, por cada 100gr de produto.

É importante não mexer demasiado a mistura enquanto está a cozinhar, porque a gordura pode separar-se da massa. Se notar que a massa começa a ter óleo separado, não mexa mais e retire este óleo com papel de cozinha.

Faça pin no Pinterest:

Sobre este artigo: este artigo foi realizado em parceria com a Zaask.  Apenas estabeleço parcerias com marcas cujos valores estão alinhados com o Dicas da Oksi e isto permite trazer-vos mais conteúdos!

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

2 thoughts on “Brigadeiros vegan e sem glúten

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: