Tempeh agridoce

Hoje trago-vos uma receita deliciosa de prato principal: tempeh agridoce!

O que é o tempeh

Tempeh é uma proteína vegetal fermentada, feita com feijão de soja ou outras leguminosas. É original da Indonésia, tem um sabor muito agradável e uma textura firme. 

As leguminosas já são muito benéficas por si só…mas a fermentação aumenta ainda mais a quantidade e qualidade dos nutrientes nelas presentes!  Para além disso, facilita (muito!) a digestão e confere sabor e aroma únicos!  Quem já experimentou tempeh de boa qualidade, sabe do que falo…o seu sabor é incomparável! Se tiver interesse em fazer tempeh caseiro, veja o Workshop online + Kit Tempeh Caseiro.

 

Workshop online tempeh caseiro

 

Benefícios do tempeh

100% Vegetal

O tempeh é a proteina vegan de eleição, por ser muito completo nutricionalmente, saudável, acessível e poder ser feito com diferentes leguminosas.

Fermentado

Por ser fermentado, o tempeh é rico em bactérias benéficas – probióticos. E, como é à base de feijão, também é rico em prebióticos (fibra)!

De fácil digestão

Os feijões podem ser difíceis de digerir…mas não no tempeh! Graças à fermentação, a digestão das leguminosas torna-se muito fácil.

Proteico

A concentração proteica do tempeh é muito alta, sendo superior à das outras proteínas vegetais, como o tofu.

Sem glúten

O tempeh é naturalmente sem glúten, pois para a sua produção não é necessário nenhum cereal ou farinha que contenha glúten.

Muito saboroso

O feijão por si só não é muito apelativo mas, transformando-o em tempeh, torna-se delicioso. O tempeh é muito umami, com travo fumado e salgado!

 

Tempeh agridoce

Esta receita de tempeh é simplesmente deliciosa e perfeita para quem gosta de sabores asiáticos. Vamos saltear tempeh, cogumelos, amendoins e misturá-los com temperos e molho agridoce caseiro, muito rápido de se fazer!

Nesta receita pode utilizar qualquer tipo de tempeh.

 

Alternativas ao tempeh nesta receita

Em vez do tempeh, nesta receita pode utilizar tofu firme (aprenda aqui a fazer caseiro!). Neste caso, aconselho a cortá-lo em cubos e, depois isso, secar bem com um pano de cozinha limpo. Depois disso, pode passá-lo por um pouco de amido de milho. Isto vai permitir com que o tofu mantenha melhor a sua forma e que fique mais dourado.

 

Tempeh agridoce Tempeh agridoce

Vamos então à receita?

 

Tempeh agridoce
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Prato principal
Cozinha: Vegano, sem glúten
Porções: 4 doses
Ingredientes
  • 400gr de Tempeh, aos cubos
  • 300gr de cogumelos paris, fatiados
  • 80gr de amendoins, picados grosseiramente
  • 4 dentes de alho, picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 6 colheres de sopa de sumo de limão
  • 4 colheres de sopa de molho de soja
  • ½ colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de xarope de tâmaras (ou outro adoçante líquido)
  • 100ml de água
  • 2 malaguetas, picada (opcional)
  • Ervas frescas para servir (opcional)
Instruções
  1. Aqueça uma frigideira ou wok com um fio de azeite. Quando estiver quente, coloque nela o tempeh em cubos e salteie durante 3-5 minutos, até ficar bem dourado. Reserve.
  2. Mantenha a frigideira no lume e coloque nela os cogumelos picados. Tempere com ½ de chá de sal (não é necessário adicionar mais azeite). Salteie em lume médio-alto durante cerca de 5 minutos, até ficarem bem dourados. Reserve.
  3. Entretanto, misture numa tigela os ingredientes do molho agridoce: o molho de soja, o sumo de limão, o amido de milho, o xarope de tâmaras e a água.
  4. Adicione à mesma frigideira (sem lavar) mais um fio de azeite e baixo o lume para médio-baixo. Acrescente os alhos e salteie durante alguns segundos, até libertarem os aromas.
  5. Acrescente a malagueta, os amendoins e o molho agridoce e cozinhe durante 2-3 minutos, até engrossar. Adicione o tempeh e os cogumelos previamente salteados e misture tudo muito bem. Está pronto!
  6. Finalize com ervas frescas e malagueta picada. Sirva com arroz e salada!

Faça pin no Pinterest:

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: