Tarte de compota

Receitas de Outono

Hoje trago-vos a primeira receita de Outono: tarte de compota! Tenho amado o início desta estação, com os dias ligeiramente frios, aparecimento de novos de época e e uma vontade enorme de cozinhar (e comer) doces! 

E, assim, a partir  destas experiências com receitas doces saiu esta tarte de compota! Esta receita é perfeita para ser apreciada em dias de outono e inverno, acompanha de um chá bem quente (:

 

Sobre esta tarte de compota

Se nunca viu uma tarte deste género, é compreensível! Inspirei-me numa receita antiga de leste da europa, que a minha mãe fazia há muitos anos (: Esta receita tradicional é chamada de “tarte ralada” e versão original leva manteiga e ovos.

Confesso que estava com algum receio em replicar esta receita, pois nunca a tinha feito na versão tradicional, quanto mais com as adaptações para 100% vegetal! Mas a verdade é que correu tão bem, que tinha de a partilhar aqui no blog!

 

Utilizar diferentes tipos de recheios

Esta receita é feita então com recheio de compota, tornando-a bastante prática. Pode usar qualquer sabor de compota ou doce, mas pessoalmente acho que as de frutos vermelhos combinam especialmente bem!

tarte compota

Tarte compota

Tarte compota

Tarte de compota
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Sobremesa
Cozinha: Vegan
Porções: 6 doses
Ingredientes
  • 200gr de compota à escolha (utilizei de frutos vermelhos sem açúcar)
  • 300gr de farinha de espelta branca
  • 50gr farinha de aveia integral
  • 120ml de leite vegetal, gelado
  • 80gr óleo de coco, sólido
  • 40gr açúcar de coco
  • 1 colher de chá de fermento (para bolos)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
Instruções
  1. Comece por combinar num recipiente todos os ingredientes secos: as farinhas, o açúcar de coco e fermento.
  2. Acrescente o óleo de coco sólido, raspando-o com uma faca para obter pedaços pequenos. Com a ajuda de um garfo, desfaça os pedaços e incorpore-os na massa.
  3. A seguir, adicione o leite vegetal e o extrato de baunilha. Misture bem, até a massa formar uma bola firme. Retire ⅓ desta massa e coloque-a no congelador.
  4. Entretanto, divida a restante massa em 2 metades e estique, formado 2 retângulos (pode optar por fazer só uma camada de tarte com um pedaço de massa).
  5. Monte a tarte, já em cima de papel vegetal ou folha de silicone. Coloque por cima do primeiro retângulo da massa metade da compota. Cubra com o segundo retângulo da massa e adicione a restante metade da compota.
  6. Por fim, retire o pedaço de massa do congelador e rale-o por cima, fazendo assim a última camada de massa (pode aproveitar todos os restos de massa para esta camada).
  7. Leve a tarte a assar em cima do tabuleiro forrado com papel vegetal / folha de silicone, durante 25-35 minutos, a 180ºC. Deixe arrefecer antes de cortar!

Faça pin no Pinterest:

Tarte compota pinterest

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: