Creme de millet & maça

Receita do meu livro

Mais uma receita nova por aqui! Desta vez, partilho com vocês uma receita do meu livro “Vegetal a 100%”, onde encontram mais de 90 receitas 100% vegetais, saudáveis e saborosas. Nesta altura em que estamos quase todos por casa, decidi dar-vos este miminho e ainda produzi a receita deste creme de millet & maça em vídeo, que podem ver abaixo! Foi a minha primeira receita produzida em vídeo e, depois de alguns bons dias a editá-lo, partilho com vocês o resultado final!

 

Sobre cremes de cereais

Adoro cremes de diferentes cereais ou pseudocereias para o pequeno-almoço ou lanche. Os mais comuns são as tais conhecidas papas de aveia, mas eu gosto de variar os cereais e adicionar-lhe diferentes frutas ou mesmo legumes. Encontram aqui no blog a receita das Papas de quinoa, que também são das minhas preferidas.

 

Receita perfeita para toda a família

A receita deste creme em particular é perfeita para toda a família, mesmo para os mais pequenos (omitindo a canela)! O millet é um cereal de muito fácil digestão, cuja introdução alimentar se faz bastante cedo. A combinação do millet com a maça torna as papas naturalmente doces e o sabor faz lembrar as famosas papas Cerelac ou mesmo um leite creme!

Pessoalmente gosto deste creme triturado, tal como vem referido na receita. No entanto, este passo é opcional, e se gostam da papa com mais textura, podem deixa-la ao natural 🙂

 

Sobre Millet: um pseudocereal poderoso

Mas o que é o Millet, perguntam vocês! Millet é um pseudocereal, sem glúten, muito nutritivo e um “acalma-estômago” natural. O consumo de Millet é indicado aquando de transtornos gastro-intestinais, especialmente a combinação do Millet com abóbora cozida (combinação muito popular na macrobiótica e nos países de leste). Millet é considerado um alimento funcional por fornecer fibra dietária, proteínas, energias, minerais, vitaminas e anti-oxidantes essenciais a saúde humana (Saleh et al, 2013). Podem aprender mais sobre o millet e outros pseudocereais aqui.

 

Receita do Creme de millet & maça em vídeo:

 

Creme de millet & maça
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Pequeno-almoço
Cozinha: Vegan, sem glúten
Porções: 2 doses
Ingredientes
  • 150 g de millet (de preferência demolhado na véspera)
  • 1 maçã, cortada grosseiramente e sem caroços
  • Casca de ¼ de limão
  • 1 pitada de canela
  • 500 ml de água
Instruções
  1. Num tacho, coloque o millet, a maçã cortada, a raspa de limão, a canela e a água.
  2. Leve ao lume, deixe levantar fervura e cozinhe em lume brando durante 15
  3. minutos, mexendo algumas vezes para não deixar agarrar ao fundo do tacho.
  4. Uma vez cozido o millet, retire a casca de limão (ou deixe um pedaço pequeno) e passe a mistura com a varinha
  5. mágica (ou processe num liquidificador) até obter uma consistência cremosa.
  6. Coloque as papas numa taça e finalize com a granola de trigo-sarraceno (pág. 96 do livro “Vegetal a 100%).

 

creme millet & maçacreme millet & maça

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: