Desta vez apresento-vos uma receita que se faz num só tacho, perfeita para ser feita em grande quantidade.
Quem me conhece sabe que adoro qualquer tipo de cozinha internacional – japonesa, italiana, de leste, indiana, etc. No dia-a-dia, faço imensos pratos de inspiração oriental por adorar os sabores fortes dos mesmos.
Este prato é perfeito para ser apreciado nos dias mais frios por ser um prato reconfortante e que vai ajudar a aquecer o corpo.
É diferente do típico Dhal de lentilhas (que também adoro), por não conter tomate e pelas diferentes especiarias (e que diferença fazem!). Neste caso, usei uma mistura de especiarias indianas – Tandoori Masala. No porto compro nesta loja e em Lisboa já comprei na loja indiana do centro comercial Martim Moniz.
Se não tiverem nenhuma loja de produtos internacionais na vossa zona, podem encontrar misturas de lentilhas semelhantes nas lojas de produtos naturais e ervanárias (costumam ser rotulados como sendo para sopa).
- 200 gr de mistura de lentilhas e metades de ervilhas
- 1 lata de leite de coco
- 1 cebola roxa grande, picada
- 4 CS de mistura de especiarias Tandoori Masala (ou 2CS de caril doce)
- 1 CS de óleo de coco q.b.
- Demolhar a mistura de lentilhas na noite de véspera (durante 8 horas).
- Na altura de confecionar o prato, começamos por saltear a cebola em óleo de coco. Quando a cebola estiver dourada, adicionamos a mistura de especiarias e deixamos cozinhar cerca de 1 min, mexendo constantemente (este técnica vai torná-las ainda mais aromáticas).
- Adicionar a mistura de lentilhas (com a água escorrida) e o leite de coco. Incorporar tudo e adicionar 2 copos de água.
- Deixar levantar fervura e baixar o lume para médio.
- Cozer durante 30-40 min, sendo que o tempo de cozedura vai depender da mistura que usarem (verificar as instruções da embalagem).
- Se necessário, adicionar mais um pouco de água à mistura e cozer durante mais alguns minutos.
- Servir com arroz thai ou basmati básico e rebentos de alfafa.