Dumplings de folha de arroz (vegan & sem glúten)

O que são dumplings?

Dumplings são um tipo de comida bem popular na Ásia, consistindo numa massa fina recheada. Tanto o tipo de massa, como os ingredientes do recheio podem ser muito variados. Hoje trago-vos a minha versão dos dumplings de folha de arroz, com recheio de tofu e legumes.

 

Dumpings numa versão mais prática

Estes dumpings de folha de arroz são simplesmente deliciosos e viciantes! São uma versão mais prática e fácil em comparação com os dumplings tradicionais, pois não é necessário preparar a massa dos mesmos.

 

Assim, em vez da massa para os dumplings (que, apesar de ser simples, leva bastante tempo a preparar, esticar e cortar), vamos utilizar folhas de arroz.

 

O que são folhas de arroz?

Folhas de arroz são uma espécie de crepe seco, feito apenas com arroz e água. São muito práticas e podem ser usadas para fazer diferentes tipos de receitas: dumplings, crepes e mesmo noodlles. O seu sabor é muito neutro, por isso combinam bem com recheios variados.

Podem ser adquiridas na zona internacional dos supermercados e nas mercearias asiáticas.

 

dumplings ingredientes

Ingredientes do recheio destes dumplings

Nesta receita, vamos rechear os nossos dumplings com uma combinação deliciosa de ingredientes – tofu fumado, cenoura, couve, cogumelos e aromáticas. Apesar de serem produtos bastante simples, resultam num recheio não só saudável e colorido, como também muito saboroso!

 

Outras receitas de inspiração asiática

dumplings como enrolar

dumplings

dumplings

dumplings prontos


Dumplings de folha de arroz (vegan & sem glúten)
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Porções: 2 doses
Ingredientes
  • 200gr de tofu fumado, esmagado
  • 10-12 folhas de arroz
  • 2 cenouras, raladas
  • ½ couve coração, em juliana fina
  • 150gr de cogumelos, picados
  • 2 dentes de alho, ralado
  • 1 cm de gengibre, ralado
  • ½ malagueta, ralada/picada
  • ½ colher de chá de sal grosso
  • Sementes de sésamo torradas q.b.
  • Molho de soja/tamari q.b.
  • Cebolinho q.b
  • Azeite q.b.
Instruções
  1. Aqueça uma frigideira (lume médio-alto) com um pouco de azeite e salteie nela a couve coração, temperando com ½ colher de chá de sal grosso. Retire e reserve.
  2. Repita este processo, salteando também em separado a cenoura, os cogumelos e o tofu esmagado, até ficarem ligeiramente cozinhados (sem adicionar mais sal).
  3. Coloque os legumes salteados numa taça e adicione a eles o gengibre, o alho e a malagueta ralados. Misture muito bem o recheio.
  4. Molhe uma folha de arroz com água fria, durante 15 segundos. Coloque-a em cima de uma tábua e disponha sobre ela 2 colheres de sopa de recheio. Feche os dumplings * (veja as fotos e vídeo acima) e vá colocando-os em cima de um prato untando com azeite, para não colarem.
  5. Finalize os dumplings salteando-os na firigideira, com um pouco de azeite (também pode finalizar no forno ou airfryer).
  6. Opcionalmente, pode torrar sementes de sésamo: salteie-as numa frigideira sem gordura, durante 1-2 minutos, mexendo sempre.
  7. Sirva com as sementes de sésamo torradas, malagueta, cebolinho e molho de soja/tamari a gosto
Notas
Assim que os fechar, vai parecer que a folha de arroz está muito solta e que não fecha bem. Mas, passado alguns segundos, as pontas da folha vão-se “colar” e vai ficar mais compacta.

Faça pin no Pinterest:

Sobre

Health Coach e mestre em psicologia clínica, Oksana é apaixonada pela promoção de um estilo de vida saudável. Dedica-se a projetos focados na alimentação saudável, como produção de conteúdos, workshops, showcooking e consultoria.

4 thoughts on “Dumplings de folha de arroz (vegan & sem glúten)

  1. Boa noite o tofu fumado tem trigo e eu não posso comer nada com trigo porque só celíaca (sem glúten) como posso substituir o tofu fumado. Muito Obrigada.

  2. Boa tarde, adorei a receita. Deu para aproveitamento de legumes. Gostaria de saber se posso congelar depois de feitos, antes de deitar.
    Obrigada

    1. Olá Laura! Confesso que nunca testei congelar, mas como a folha de arroz é muito sensível, não sei se iria resultar bem :/ É uma questão de experimentar! Convém congelar primeiro os rolos com algum espaço entre eles, para não ficarem colados uns aos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe: