Estamos a alguns dias do Natal do ano de 2018! Nem acredito que este ano está a chegar ao fim…sei que toda a gente diz sempre isso, mas é verdade que passou num piscar de olhos.
Com a chegada da época natalícia, chegam também muitas vezes os exageros: na alimentação, nas prendas, no álcool, enfim, em tudo. É uma altura em que a prosperidade e a abundância são associados ao bem-estar.
Nas mesas tradicionais portuguesas, abundam as entradas, os petiscos, o bacalhau, o peru, e doces. Dezenas deles, certo? Apesar de nenhuma sugestão tradicional de natal ser minimente de base vegetal (penso eu), hoje em dia já são muitas as famílias a optar por receitas vegetarianas.
Elaborei várias receitas especialmente pensadas no Natal (mas que dão para qualquer ocasião especial) para o workshop “Mesa de Natal Vegetariana”, que aconteceu no Porto no passado dia 17 de Dezembro. Foi um workshop com muitas caras conhecidas (participantes habituais) e o feedback foi excelente.
Decidi então partilhar duas das receitas aqui no site Dicas da Oksi, para todos vocês terem a oportunidade de ter uma opção 100% vegetal na vossa mesa festiva! Ambas foram aprovadas pelos participantes do workshop e compõem-se em pouco tempo.
Para o prato principal, sugiro então tofu marinho com broa. Esta é uma receita excelente para quem não tem muito tempo de preparar a ceia e agrada àqueles que normalmente não gostam de tofu. Nesta receita, as algas nori (as que são usadas em sushi) dão um toque especial à receita, com aroma a mar.
Para acompanhar, uma das minhas receitas preferidas de sempre – a melhor batata assada. É uma receita que já faço há muito tempo e que surpreenda a toda a gente. A junção de alecrim, alho, azeite e vinagre confere um sabor especial à um ingrediente tão versátil como a batata.
Podem fazer as duas receitas ao mesmo tempo no forno, tendo em conta que a batata demora cerca de 20 minutos a mais a assar do que o tofu.
Se experimentarem as receitas, enviem-me as fotografias e então identifiquem a minha conta de facebook ou instagram. Vou amar ver!
Deixo de seguida então as receitas. Festas felizes para todos!
- 500gr de tofu firme
- 4 folhas de alga nori (de sushi), cortadas em retângulos pequenos
- 4 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de sopa de azeite
- Pitada de pimenta preta
Para a crosta:- 200gr de broa de milho
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes de alho
- Pitada de pimenta preta
- Sal grosso q.b.
- Colocar num processador todos os ingredientes da crosta, e processar até obter uma consistência fina.
- Secar bem o bloco de tofu com papel de cozinha limpo. Cortar o bloco em fatias finas, do mesmo tamanho (criado assim “filetes”).
- Temperar cada pedaço com pimenta preta, molho de soja e azeite.
- Entre os “filetes”, colocar uma folha de de alga nori.
- Fazer duas-três camadas alternadas e finalizar com broa por cima.
- Levar a assar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos.
- Servir com “a melhor batata assada”.
- 800 gr de batatas pequenas, com casca e cortadas a meio
- 16-20 dentes de alho, esmagados com a casca
- 10 colheres de sopa de azeite
- 10 colheres de sopa de vinagre de maça
- 2 ramos de alecrim fresco
- 2 colheres de chá de sal grosso
- Pitada de pimenta preta
- Colocar numa panela as batatas e cobrir com água. Levar a cozer durante 10 minutos, até ficarem ligeiramente tenras.
- Entretanto, numa tigela, misturar o azeite, o vinagre, o sal, a pimenta, as folhas de alecrim e os dentes de alho.
- Colocar numa travessa de forno as batatas pré-cozidas e regar com o tempero e com um pouco de extra de azeite por cima.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 60 minutos.
Ja fiz tofu com broa mil vezes mas nunca tinha usado esta ideia das algas no meio, este ano fiz no Natal, a malta toda adorou! Fica mesmo mesmo bom 🙂
Yayyy ainda bem que gostaste amiga!!
Dá para substituir as algas ou fazer sem?
Pode fazer sem 🙂