Petiscos salgados, deliciosos, com pouquíssimos ingredientes e que ficam prontos em poucos minutos, quem não adora? É o caso desta receita dos cogumelos à bulhão pato!
Para quem ainda não sei, sou pessoa de salgados. Consigo passar indiferente aos bolos, queques, chocolate, rebuçados…mas confesso que não resisto a um petisco salgado de vez em quando. Como a maioria deles não são tão interessantes para a saúde (mas uma pessoa também tem que “alimentar a alma”, certo?), crio algumas receitas igualmente satisfatórias, mas saudáveis.
A receita que vos trago hoje foi inspirada nesta receita da minha amiga Patrícia, do blog Not Guilty Pleasure. Já agora, visitem o blog dela! Tem imensas receitas 100% vegetais de babar e todas super fáceis.
Vamos falar sobre um dos ingredientes desta receita: os coentos. Confesso que provavelmente é a erva aromática que menos gosto. Na maioria das receitas, sabem-me a sabão (quem for do Alentejo, pode julgar-me à vontade)! No entanto, se mesmo nesta combinação não gostarem do sabor dos coentros, podem usar salsa fresca.
Em relação aos restantes ingredientes, por serem tão poucos, não há muitas substituições possíveis. Os cogumelos que resultam melhor são os paris, também conhecidos por cogumelos brancos, e têm mesmo de usar frescos (os de lata não resultam bem). Em relação à fonte de acidez, podem usar sumo de limão ou vinho branco. Se usarem vinho, tenham a certeza que deixaram evaporar o álcool.
Sem muito mais a acrescentar, vamos à receita?
- 300gr de cogumelos paris pequenos, cortados em quartos
- 3 dentes de alho, picados grosseiramente
- Mão cheia de coentros frescos, picados grosseiramente
- Sumo de 1 limão pequeno (ou 100ml de vinho branco)
- 3 colheres de sopa azeite
- 1 colheres de chá de mostarda
- Sal grosso q.b.
- Numa frigideira ou wok, começar por aquecer o azeite em lume médio. Adicionar os dentes de alho e cozinhar durante breves segundos, até libertarem o aroma.
- Adicionar os cogumelos, temperando com sal e sumo de limão/vinho branco. Deixar cozinhar em lume baixo, durante cerca de 2 minutos ou até libertarem os sucos.
- Por fim, adicionar os coentros e mostarda e cozinhar durante mais um minuto.
- Servir imediatamente, com pão torrado.
Está decidido o nosso próximo petisco cá em casa…. e com muuuuuuito coentros!! Muaahahahaha 😛
Mas esse tu é que fazes que a especialidade é tua eheh
Bom dia Oksi,
Onde compras a mostarda? É que a que tenho encontrado nas grandes superfícies até para fazer molhos e assim tem muitos aditivos.
Obrigada 🙂
Olá Maria! Compro sempre mostarda Dijon, é sempre a que tem apenas os ingredientes necessários. Compro no Porto numa loja de produtos orientais (Chen, na Rua do Bolhão)!