Não sei como vocês, mas eu adoro refeições práticas e universais! Daquelas que podem ser tanto pequeno-almoço, como almoço e jantar.
Nestes casos, proteínas como o tofu ajudam imenso pois são fáceis e rápidas de cozinhar e podem ser preparadas de variadas maneiras.
Para quem não sabe, o tofu é um subproduto da soja, feito com leite de soja fresco coagulado. Já fiz tofu muitas vezes em casa e o processo é bastante simples e muito semelhante ao processo da produção de queijo fresco. O processo de demolha, extração do leite de soja e a coagulação facilita a digestão da soja, pois neste processo é removida a casca e são repartidas as proteínas.
É um facto que é um produto processado. Mas, uma sopa ou um batido também são produtos processados, pois não são encontrados tal como são na natureza. Sou apologista de consumo de produtos naturais e integrais, mas, não sou extremista em relação aos produtos minimamente processados. Se é possível de fazer em casa com equipamentos básicos, o processamento não é extremo.
No blog Dicas da Oksi antigo tinha uma receita de tofu mexido que vocês adoravam, mas era mais básica do que esta. Há alguns dias, a Joana do blog Just Natural Please (que adoro!) fez a minha receita de tofu para o rebento dela. Fiz uma sontagem no meu instagram a perguntar se vocês gostavam de ter esta receita atualizadas e, como a resposta foi positiva, aqui está ela!
Desta vez, para além de tofu, sugiro diferentes legumes que combinam na perfeição. No entanto, podem usar outros legumes (seguindo a técnica de adicionar um de cada vez) ou seguir apenas os primeiros passos, obtendo um tofu mexido simples.
Nesta receita, é usado mais uma vez um dos meus ingredientes preferidos – a curcuma. Já falei sobre os benefícios dessa raíz da receita da Sopa completa & anti-inflamatória. Neste caso, a curcuma dá uma cor dourada ao tofu, fazendo um pouco lembrar os ovos. A verdade é que o sabor não é muito semelhante, mas o aspeto e a consistências fazem lembrar os ovos mexidos.
Pessoalmente, gosto de acompanhar este tofu com uma torrada de pão de fermentação natural, com arroz integral ou algum pseudocereal. A receita é muito completa, pelo que basta acompanhar com uma fonte de hidratos de carbono.
- 250 gr de tofu
- 150 de cogumelos marron (ou outros cogumelos frescos), fatiados
- 100 de tomate cherry, cortado as metades
- 30 gr de espinafres frescos (mão cheia)
- ½ cebola roxa, cortada em meias luas
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- ½ colher de chá de curcuma em pó
- Pitada de mistura de 4 pimentas
- Pitada de sal grosso marinho
- Esmagar o tofu com a mão, criando pedaços uniformes.
- Numa frigideira antiaderente funda ou um wok, aquecer metade do óleo de coco e saltear o tofu até ficar seco dourado (cerca de 3 min).
- Temperar o tofu com sal grosso, mistura de 4 pimentas e curcuma e reservar.
- Na mesma frigideira, adicionar o restante óleo de coco e adicionar a cebola roxa. Saltear durante cerca de 2 minutos, ou até ficar dourada.
- Adicionar os cogumelos, temperando com um pouco de sal. Voltar a saltear até ficarem tenros, mas não demasiado moles.
- Adicionar o tomate cherry, misturando todos os ingredientes e aquecendo o mesmo.
- Por fim, adicionar os espinafres e deixar o cozinhar cerca de 1 minuto.
- Voltar a adicionar o tofu e envolver tudo. Servir imediatamente numa tosta ou juntamente com o cereal ou pseudocereal preferido (arroz, quinoa, millet...)
O óleo de côco é saudável?
O “saudável” é sempre relativo…o óleo de coco é e sempre foi uma gordura saturada que deve ser usada em poucas quantidade. Apenas uso para cozinhar em temperaturas altas, pois tem um ponto de fumo alto, não queima com a facilidade que queima o azeite, por exemplo.
Olá Oksi, é verdade, atualmente endeusa-se um pouco o óleo de côco, mas é preciso usá-lo com moderação. Pessoalmente, não aprecio o seu sabor, acho algo enjoativo. Também concordo que não devemos ser extremistas, o extremismo não é saudável e faz com que as pessoas deixem de comer coisas que lhes fazem falta. A sopa é um alimento super saudável
Isso mesmo Sílvia! 🙂