Quem não adora um bom snack salgado? Sou uma louca assumida por salgados…passo bem sem bolos, gelados, sobremesas, etc, mas preciso de ter sempre algum petisco salgado caseiro.
Confesso que adorava as típicas bolachas de água e sal, quando ainda comia, de vez em quando, este tipo de produtos. Há alguns meses, ao passar no supermercado, reparei que as suas variedades evoluíram e reparei num sabor específico: bolachas salgadas de alecrim.
Nunca tinha pensado em tal combinação, apesar de usar muitas vezes alecrim fresco na cozinha (especialmente para assar batata). Assim, tinha um desafio: fazer uma versão integral e mais saudável e criar os crackers perfeitos de alecrim!
Sabiam que o alecrim, para além de aromático e delicioso que é, parece melhorar as nossas funções neuronais? Consumir alecrim pode melhorar a velocidade da nossa memória, que constitui um dos melhores indicadores do funcionamento cognitivo *1.
Foram vários os testes de receitas e o resultado final é perfeito para ser devorado sem anda ou paraacompanhar algum patê. O meu patê preferido é baba ganoush, caju receita encontram aqui.
- 300 gr de farinha de centeio integral
- 3 colheres (sopa) de linhaça moída
- 1 ramo de alecrim fresco (apenas as folhas, picadas)
- 30 ml de azeite
- 70 ml de água
- Sal e pimenta preta a gosto
- Numa taça, misturar a farinha, a linhaça e as folhas de alecrim picadas. Adicionar de seguida o azeite e incorporar bem os ingredientes.
- Adicionar a água e misturar e moldar a massa, trabalhando a mesma durante alguns minutos.
- Esticar a massa com um rolo de massa, entre duas folhas de papel vegetal, até obter uma espessura de cerca de 5mm. Com uma faca, recortar a massa de maneira a obter quadrados (não é necessário separar os mesmos).
- Levar o preparado ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 25 minutos. Deixar arrefecer antes de separar os crackers.
*1 Pengelly A, Snow J, Mills SY, Scholey A, Wesnes K, Butler LR. Short-term study on the effects of rosemary on cognitive function in an elderly population. J Med Food. 2012 Jan;15(1):10-7.
Boa noite
Gostaria de lhe dar a minha opinião
Ficaram muito desenxabidas, não ficaram saborosas…
Olá! Obrigada pelo feedback 🙂 Cada paladar é diferente, para a próxima experimente carregar mais nos temperos!
Posso substituir a farinha de centeio por farinha de aveia? Será que altera muito a receita? Obrigada.
Olá Paula! Só com farinha de aveia não resulta, já testei..ficam muito quebradiças. Mas no meu livro Vegetal a 100% tenho uma versão sem glúten destas crackers!