Manteiga corporal caseira

Um bom crepe de corpo foi algo que nunca dispensei e confesso que era viciada nos bodybutter de compra de todos os cheiros possíveis e sabores possíveis. No entanto, quando comecei a procurar um estilo de vida ainda mais natural, saudável e sustentável, percebi que estes iriam deixar de ser uma opção.

Praticamente qualquer creme de corpo comprado numa superfície comercial vai ter conservantes, aromas e outros aditivos químicos. Já para não falar do desperdício que geral as embalagens – são sempre de plástico e um crepe de corpo é um produto que se gasta relativamente rápido.

Apesar de adorar utilizar óleos vegetais puros como hidratantes (tanto no corpo, como na cara), às vezes sinto a necessidade de ter um produto com uma consistência diferente e com um aroma mais pronunciado.

Então, depois de testar muitas diferentes versões, comecei a fazer a minha própria alternativa às manteigas corporais. Ao contrário de um creme normal, uma manteiga corporal é mais concentrada, mais hidratante e à base de óleos, sendo assim perfeita para peles secas.

Neste caso, por apenas incluir ingredientes naturais, é também adequado a peles sensíveis, atópicas e recativas.A minha pele preenche todos os três requisitos então sou a combaia perfeita!

Depois de cerca de 2 anos a hidratar o corpo com este tipo de manteigas, óleos vegetais puros e também por vezes gel de aloé vera, posso-vos garantir que tenho a pele muito mais hidratada e suave, mesmo que algum dia não os use. Assim, tenho notado que este tipo de produtos naturais nutrem a pele a longo prazo.

No caso desta receita em particular, uso o azeite como a base, por ser um produto local para nós e cheio de benefícios para a nossa pele. Por outro lado, a manteiga de karité também é necessária, por ser muito mais espessa do que o azeite e por dar assim a estrutura desejada ao creme.

Em relação aos óleos essenciais, são opcionais, no entanto, tornam o creme aromático e aumentam os seus benefícios. O óleo essencial de alfazema ajuda a acalmar a pele, a relaxar os músculos e é antibacteriano, sendo eficaz no combate à acne e borbulhas em geral.  O óleo essencial de cravinho constitui um antisséptico natural muito poderoso, prevenindo mordidas de insetos e ajudando a eliminar micoses, verrugas, etc.

 

5.0 from 1 reviews
Manteiga corporal caseira
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Creme caseiro
Porções: 500ml
Ingredientes
  • 300 ml de azeite extra virgem
  • 6 CS de manteiga de karité
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema (opcional)
  • 5 gotas de óleo essencial de cravinho
Instruções
  1. Em banho-maria, derreter a manteiga de karité até ficar líquida (nunca no micro-ondas para não perder as propriedades)
  2. Colocar a manteiga num processador de cozinha (ou copo da varinha mágica), juntamente com o azeite e os óleos essenciais.
  3. Processar até obter uma consistência cremosa e com “picos” relativamente firmes.
  4. Transferir a mistura para um frasco de vidro e guardar no frigorífico durante 3h, ou até solidificar*
  5. *No verão e em alturas quentes a mistura deve ser guardada no frio para manter a sua consistência. No inverno, pode ser conservada fora do frigorífico, sempre num frasco de vidro fechado.

Sobre

Health Coach e apaixonada por aprender e partilhar tudo sobre um estilo de vida saudável.

50 thoughts on “Manteiga corporal caseira

    1. Olá! Eu compro através do site Iherb.com. Confesso que em São Miguel não sei..talvez na Bioforma ou no Mercado das Ervas!

      1. Olá adorei a receita por ser natural. Por quanto tempo deixar no processador? Não estou conseguindo essa consistência cremosa, está muito líquido.
        Obrigada!

  1. Boa tarde.
    Relativamente à quantidade de manteiga de karité a usar, as colheres são de sopa ou sobremesa?

  2. Olá. Posso substituir a karité por shea? E o óleo cravinho posso substituir por outro? Pois estou em Inglaterra e acho que ainda não vi óleo essencial de cravinho. Obrigada. Muito sucesso!!

    1. Olá! Cerca de 3 meses, desde que não seja adicionado nada para além dos óleos/manteigas. No verão, aconselho a manter no frigorífico, pois como não tem estabilizastes nem espessastes, vai ficar mais líquida com o calor.

  3. Olá Oksana, eu moro no Brasil e aqui temos algumas manteigas como murumuru e manga que são mais acessíveis, posso usá-las? Aqui temos óleos de uva e de abacate com facilidade e aloe vera, posso fazer as substituições usando as mesmas quantidades que vc ensinou? Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos!

    1. Olá! Que maravilha…mas infelizmente não conheço todas estas manteiga e não sei dizer ao certo 🙁 Mas em vez do azeite pode usar qualquer manteiga/ óleo que seja líquida a temperatura ambiente (uva, abacate…). Em vez da manteiga de karite, uma que seja sólida a temperatura ambiente (não sei se a murumuru e manga são…). Pode adicionar gel de ale vera como um extra à receita, uns 70 ml. Espero ter ajudado!

  4. Olá!
    Desde já agradeço o blog fantástico que tem e as dicas super úteis.
    Uma dúvida, o azeite tem de ser mesmo extra virgem ou pode ser outro? A mistura que processei não se tornou num creme e acho que pode ter sido do azeite, que é caseiro.
    Muito obrigado.

    1. Olá Lúcia! Utilizou a manteiga de karité? É essencialmente ela que dá a consistência mais sólida. Essa consistência também só fica “no ponto” depois das tais 3h no frigorífico…se colocar no frio, quase de certeza que vai ficar cremoso!

      1. Olá! Sim usei a manteiga e juntei a medida que refere na receita, mas a mistura continuava líquida. Já é suposto criar uma certa consistência cremosa antes de ir para o frio não é? A minha não chegou a essa fase, continuou líquida. Deve ser algo que esteja a fazer de errado ou então falta esperar as tais 3h no frio a ver se fica diferente, como refere.

    1. Olá! Cerca de 3 meses, desde que não seja adicionado nada para além dos óleos/manteigas. No verão, aconselho a manter no frigorífico, pois como não tem estabilizastes nem espessastes, vai ficar mais líquida com o calor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avalia esta receita: