Nunca fui aquela pessoa que lava o cabelo todos os dias. Sempre consegui lavar o cabelo algumas vezes por semanas, mantendo um aspeto visual normal e sem parecer que deixei cair um litro de azeite com cima da cabeça!
A verdade é que lavar o cabelo contribui ainda mais para a produção de gordura pelo couro cabeludo. Porque? Porque toda a nossa, incluindo o nosso couro cabeludo, produzem naturalmente óleos; quanto mais lavarmos a pele/cabeça, mais retiramos estes óleos e damos ao nosso corpo o sinal “a pele está seca, é preciso produzir mais óleo!”.
Essa é uma das razões para conseguir manter o cabelo com aspeto limpo e saudável durante vários dias. No entanto, o cabelo tende sempre a ficar mais pesado e oleoso nas raízes, o que é natural. Para isso, existe uma grande variedade de shampoos secos no mercado.
Sempre tentei encontrar alternativas caseiras, e durante algum tempo usei pó talco como shampo seco. Era bastante eficiente, no entanto, descobri que podia ser muito perigoso para a nossa saúde, pois é penetrado na pele e parece potenciar processos inflamatórios.
Assim, mais uma vez, procurei uma alternativa caseira mas mais natural. Rapidamente percebi que a base seria o amido de milho: tem a mesma consistência fina que o pó talco, é acessível e, em princípio, é seguro de ser absorvido pela pele por ser um produto alimentar.
Como o amido de milho é muito claro, tive a ideia de adicionar cacau em pó para escurecer a cor do produto final. Assim, quanto mais escuro for o vosso cabelo, mais cacau devem adicionar.
Deixo aqui um pequeno antes e depois deste shampo seco. Neste caso, apliquei em raízes muito oleosas e com restos de laca. Ainda assim, o cabelo ficou menos oleoso e mais solto!
Para utilizar o shampoo, devem colocar uma pequena quantidade do preparado em várias zonas das raízes. Com a ajuda dos dedos, espalhar o produto, soltando as raízes. Aconselho a fazerem esse processo de cabeça para baixo, deixando cair assim o excesso do produto.
- 6 colheres de sopa de amido de milho
- 3 colheres de sopa de cacau em pó (quanto mais escuro for o cabelo, mais cacau devem adicionar)
- Colocar ambos os ingredientes num tigela e misturar muito bem (usem uma colher para partir os grumos do amido).
- Ajustar as quantidades do cacau até obter a consistência desejada.
- Guardar o preparado num frasco e especiarias (torna a aplicação mais prática).
É só misturar os ingredientes? Para que serve o tempo de cozimento?
Sim, é só misturar. A indicação “tempo de cozimento” neste caso corresponde ao tempo de preparação, por limitações da ferramenta das receitas, fica sempre lá!
E como se tira o shampoo seco do cabelo? Não fica cheio de pó?
Para retirar o excesso, costumo virar a cabeça para baixo e mexer o cabelo!
Parabéns pelo blog. Fiz e usei o shampô seco, mas ficou um cheiro muito intenso a cacau, que me incomodou. Há alguma forma de neutralizar o perfume?
Olá! Pode usar alfarroba em vez do cacau!
Adorei <3
Obrigada Ana!
Partilho a minha receita, que também funciona muito bem 🙂
– amido de milho
– bicarbonato de sódio
– argila branca kaolin
– óleo essencial de alfazema
Parece-me muito bem!! (: