Shampoo seco caseiro

Nunca fui aquela pessoa que lava o cabelo todos os dias. Sempre consegui lavar o cabelo algumas vezes por semanas, mantendo um aspeto visual normal e sem parecer que deixei cair um litro de azeite com cima da cabeça!

A verdade é que lavar o cabelo contribui ainda mais para a produção de gordura pelo couro cabeludo. Porque? Porque toda a nossa, incluindo o nosso couro cabeludo, produzem naturalmente óleos; quanto mais lavarmos a pele/cabeça, mais retiramos estes óleos e damos ao nosso corpo o sinal “a pele está seca, é preciso produzir mais óleo!”.

Essa é uma das razões para conseguir manter o cabelo com aspeto limpo e saudável durante vários dias. No entanto, o cabelo tende sempre a ficar mais pesado e oleoso nas raízes, o que é natural. Para isso, existe uma grande variedade de shampoos secos no mercado.

Sempre tentei encontrar alternativas caseiras, e durante algum tempo usei pó talco como shampo seco. Era bastante eficiente, no entanto, descobri que podia ser muito perigoso para a nossa saúde, pois é penetrado na pele e parece potenciar processos inflamatórios.

Assim, mais uma vez, procurei uma alternativa caseira mas mais natural. Rapidamente percebi que a base seria o amido de milho: tem a mesma consistência fina que o pó talco, é acessível e, em princípio, é seguro de ser absorvido pela pele por ser um produto alimentar.

Como o amido de milho é muito claro, tive a ideia de adicionar cacau em pó para escurecer a cor do produto final. Assim, quanto mais escuro for o vosso cabelo, mais cacau devem adicionar.

Deixo aqui um pequeno antes e depois deste shampo seco. Neste caso, apliquei em raízes muito oleosas e com restos de laca. Ainda assim, o cabelo ficou menos oleoso e mais solto!

Para utilizar o shampoo, devem colocar uma pequena quantidade do preparado em várias zonas das raízes. Com a ajuda dos dedos, espalhar o produto, soltando as raízes. Aconselho a fazerem esse processo de cabeça para baixo, deixando cair assim o excesso do produto.

Shampoo seco caseiro
 
Tempo de preparação
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Autor:
Tipo de receita: Beleza
Porções: 1 frasco médio
Ingredientes
  • 6 colheres de sopa de amido de milho
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó (quanto mais escuro for o cabelo, mais cacau devem adicionar)
Instruções
  1. Colocar ambos os ingredientes num tigela e misturar muito bem (usem uma colher para partir os grumos do amido).
  2. Ajustar as quantidades do cacau até obter a consistência desejada.
  3. Guardar o preparado num frasco e especiarias (torna a aplicação mais prática).

Signature

Comentários

    • Sim, é só misturar. A indicação “tempo de cozimento” neste caso corresponde ao tempo de preparação, por limitações da ferramenta das receitas, fica sempre lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rate this recipe:  

Dicas da Oksi © 2018