Já há muito tempo que não partilho uma receita bem básica aqui no blog. A receita de hoje é a de um leite vegetal muito económico e ao mesmo tempo nutritivo e delicioso!
Confesso que não faço com muita frequência leites vegetais. Nunca tive o hábito de beber leite, nos batidos prefiro e nas papas prefiro usar água…mas há pratos e momentos em que um bom leite vegetal calha muito bem, certo?
Já encontram aqui no site a receita do leite de coco, que adoro. Ambas as receitas são o mais “zero waste” possível! Podem usar qualquer um destes leites para preparar leite dourado ou cacau quente vegan.
A receita deste leite de pevides de abóbora surgiu como vontade de aproveitar as pevides de uma maneira diferente, depois de ter cozinhado abóbora. Normalmente, seco as pevides no forno, para depois ir trincando-nas como petisco. Mas a verdade é que nem sempre é prático ligar o forno para torrar as sementes.
Foi então que me surgiu a ideia de triturar as sementes cruas inteiras e com as cascas para fazer um leite vegetal. Para além de muito prático e rápido, é nutricionalmente denso. As sementes de abóbora são ricas em minerais como zinco, potássio e magnésio, gorduras saudáveis (ómegas 3) e ainda vitaminas do complexo B, A e E.
O processo de triturar as sementes com a casca permite aproveitar extrair ainda mais estes nutrientes, sendo que normalmente é uma parte da semente que não é aproveitada. O resíduo que resta depois de fazer o leite constitui praticamente só fibra, não havendo grande perda nutricional.
Depois de preparado, o leite deve ser guardado no frigorífico, numa garrafa de vidro, até 3 dias.
Vamos então à receita?
- Pevides de 1 abóbora Hokkaido/abóbora-menina (ou de média abóbora grande)
- 3 tâmaras sem caroço
- Pitada de canela
- 1 Litro de água quente
- Retire as fibras das sementes de abóbora e passe as mesmas por água.
- Coloque numa liquidificadora as pevides (com as cascas), 3 tâmaras sem caroço, pitada de canela e 1 litro de água quente. Processe durante alguns minutos, dependendo da potência da liquidificadora.
- Coe o leite com a ajuda de um saco de pano.
- Guarde em garrafas de vidro, até 3 dias.
Como assim nunca me lembrei de usar assim as sementes?
Amo abobora e entao quando sao as da minha tia melhor. Ainda tenho uma abobora em casa da minha mãe por arranjar 😊
Fiz ontem e adorei! Tb não me apetecia ligar o forno e como todos os dias bebo uma caneca de bebida vegetal, perfeito! Grata pela dica zero waste!
Que bom Susana!